Em tempo de alta no preço do frete rodoviário, a tecnologia se tornou uma aliada para que embarcadores, exportadores, importadores, transportadores e caminhoneiros autônomos consigam reduzir custos no setor. Sistemas eletrônicos de gestão e cotação de frete oferecem uma economia de até 30% nos custos com o transporte de cargas em todo o Brasil.
O AGRONEGÓCIO
Para que se tenha ideia, no segmento, o valor médio aumentou 65% em 2022, na comparação com 2020, segundo dados do último Índice de Frete Repom (IFR), levantado com base nas 8 milhões de transações anuais de frete e vale-pedágio. Na análise detalhada sobre o tipo de mercadoria com maior aumento do preço do frete, o milho e a soja são os campeões de variação. Se comparado a 2021, frete do milho ficou 67% mais caro, e o da soja 33%, em 2022.
NO PARANÁ
Segundo informações da Federação das Empresas de Transporte de Cargas (Fetranspar), o aumento no preço do frete chegou a 20% nos últimos três meses. Entre os principais motivos, está o bloqueio parcial na BR 277, principal acesso aos Portos de Paranaguá e Antonina, no litoral do estado, devido à queda de uma encosta na Serra Do Mar, na altura do KM 42.
ALTERNATIVAS
Desde outubro, quem depende da rodovia para escoar os produtos precisa encontrar alternativas para viabilizar o transporte. Uma delas é a plataforma FasteFrete, que na prática, faz a ponte toda a cadeia logística.
O INTERESSADO CADASTRA A CARGA
Para cotação de frete e recebe os orçamentos, escolhendo assim a melhor proposta. “A plataforma inteligente conecta a carga com as transportadoras e caminhoneiros autônomos, conforme a necessidade e tamanho do lote. Desta forma, a cotação do frete fica mais barata e rápida. Bom para os embarcadores e bom para os transportadores”, explica uma das diretoras da Fastfrete Lígia Bombonatto. “A conexão direta, em tempo real, entre quem precisa embarcar a produção e as transportadoras e caminhoneiros autônomos de todo país facilita todo o processo”.
NOS ÚLTIMOS TRÊS MESES
A procura pelo serviço aumentou em 30%. Um dos mentores da plataforma, o empresário do ramo de logística portuária, Valdécio Bombonatto, explica que o sistema, além de transparência e agilidade, possibilita o aproveitamento do frete de retorno. “Durante todo o processo é possível rastrear a carga, sendo uma ótima opção para o transporte de carga a granel, e frete de retorno”.
AURORA SEGUE PATROCINANDO A CHAPE
A Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) manterá a condição de patrocinadora master da Associação Chapecoense de Futebol em 2023. Na última sexta-feira, em ato programado na sala de imprensa da CHAPE, na Arena Condá, o presidente da Aurora Coop Neivor Canton e o presidente do Clube Nei Maidana assinaram o contrato de patrocínio para a temporada esportiva de 2023.
A INICIATIVA
Representa mais um passo na trajetória de 16 anos de cooperação da Aurora Coop com o Clube. O acordo também prevê outras formas de exposição da marca. Em 2023, a Chapecoense disputará mais de 50 jogos, participando do Campeonato Catarinense, da Copa do Brasil e da Série B do Campeonato Brasileiro.
O PRESIDENTE NEIVOR CANTON
Justificou o investimento como um presente para SC. Em 2007, primeiro ano de patrocínio da Aurora Coop, a Chapecoense foi campeã catarinense pela terceira vez e ainda não disputava o Campeonato Brasileiro. De lá para cá, o Clube ascendeu da Série D até a A do futebol brasileiro, retornando à Série B em 2022. Canton lembrou que “a Aurora Coop sempre acreditou na Chapecoense e foi parceira em momentos de glória e em momentos de dificuldades”. Expressou confiança na Administração do Clube que vem enfrentando as dificuldades da nova conjuntura com um eficiente gerenciamento e renovou a esperança de um futuro retorno à Série A do Campeonato Brasileiro.