Terça, 24 de Novembro de 2020
(47) 98909-6266
Saúde Chás

Beneficios

Dicas

16/11/2020 12h34
Por: Ana Carolina Loos
Beneficios

Ao acordar, depois das refeições ou antes de dormir. O chá faz parte da vida da maioria das pessoas, sendo hoje uma das bebidas mais consumidas no mundo. 

É feito tradicionalmente com a infusão de folhas em água quente e conhecido por oferecer diversas vantagens à saúde.  A maior parte é diurético e contém propriedades antioxidantes. 

 

Tem chás que auxiliam na prevenção de doenças, outros que possuem efeitos calmantes, os que diminuem os efeitos da TPM… Os chás podem auxiliar no processo de emagrecimento, mas eles não fazem milagres. Para sentir os efeitos é necessário ter uma dieta equilibrada e saudável.

 

Pela manhã, o indicado é consumir um chá que aumente a energia e lhe proporcione mais disposição para seguir bem o dia. 

 

O chá preto, por exemplo, estimula a produção dos neurotransmissores cerebrais que dão energia ao nosso organismo.

 

Uma dica é substituir o café por uma infusão que também seja energética. 

 

Para não interferir na absorção dos nutrientes, o chá deve ser consumido cerca de 30 minutos antes ou 30 minutos após o café da manhã.

Algumas das ervas indicadas para começar bem o dia são as seguintes: canela com gengibre, chá verde, chá preto, chá mate e infusão de cascas de laranja com canela.

 

Normalmente o almoço é a refeição mais pesada do dia, e por este motivo, é uma boa ideia consumir um chá digestivo 30 minutos após a refeição. 

A ingestão de bebida morna pode auxiliar no processo de digestão.

Os chás mais indicados para esse momento do dia são: chá de hortelã, erva-cidreira, jasmim, gengibre, maçã e de boldo. 

O chá verde também pode ser consumido após o almoço, pois auxilia na digestão e é diurético, porém deve haver o cuidado na ingestão de chás ou bebidas ricas em cafeína logo após ao almoço, pois essa substância tem o poder de interferir na absorção de Cálcio e Ferro das refeições.

Você já deve ter ouvido falar do famoso “chá das cinco” dos ingleses, que geralmente é uma mistura de leite e chá preto, servida bem quente (bem popular na Índia também). 

A ingestão do chá no fim da tarde pode ajudar a manter o pique caso você ainda precise realizar outras atividades, o ideal é optar pelas ervas enérgicas, mas lembre-se do horário para que a bebida não atrapalhe a sagrada hora do sono. 

Duas opções indicados para o chá da tarde são o chá branco, preto e o matcha com bebidas vegetais, como por exemplo, “leite de castanha de caju” e “leite de coco”.

Com as frequentes reclamações de insônia nos dias atuais, não podemos deixar de citar algumas ervas para esse momento tão importante que reflete em nossa saúde. Os chás de camomila, erva-doce,  capim-limão e  de melissa são grandes aliados da modulação do sono. 

 

ATENÇÃO

O consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e, de preferência, à prática de atividades físicas.

A maioria dos chás que auxiliam nessas dietas possui cafeína, por isso é interessante não tomá-los próximo de períodos noturnos

As quantidades devem ser indicadas por um profissional, levando em consideração a individualidade biológica de cada pessoa,  bem como o melhor ou os melhores horários do dia para o consumo.

Engana-se quem pensa que os chás, por serem naturais, não oferecem riscos à saúde se consumidos de forma errada. O consumo exagerado dos chás sem orientação pode causar hipertensão ou hipotensão arterial, arritmia cardíaca, insônia ou gastrites. Alguns chás não devem ser consumidos por gestantes ou lactantes. Por isso, é interessante a prescrição de médico ou nutricionista antes de consumi-los

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ana Carolina Loos
Sobre Ana Carolina Loos
Saúde, dicas de alimentação e qualidade de vida, com a nutricionista Ana Carolina Loos.
Brusque - SC
Atualizado às 20h56 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 33°

23° Sensação
10.6 km/h Vento
85.8% Umidade do ar
60% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 34°

Sol e Chuva
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias