Terça, 24 de Novembro de 2020
(47) 98909-6266
Geral Homenagem

Câmara entrega nove títulos de cidadão honorário

Sessão solene aconteceu nesta quinta

07/11/2020 00h05
Por: Redação
Câmara entrega nove títulos de cidadão honorário

O que as professoras Ione Teresinha Hassmann e Rosemari Glatz, os professores Günther Lother Pertschy e João Ricardo, os médicos Delfino João Schaefer, Eugênio José Paiva Maciel, Humberto Martins Fornari, e os empresários Carlos Maurício Játiva Alban e Fernando José de Oliveira têm em comum? Eles têm distintas origens, nasceram em diferentes municípios catarinenses ou vieram de outros estados brasileiros e, num caso específico, de outra nação, mas compartilham o fato de terem escolhido Brusque para viver e prosperar. Cotidianamente, cada qual em sua vida pessoal e profissional, contribui para o desenvolvimento social e econômico da cidade.

Como forma de reconhecimento aos seus méritos, a Câmara de Vereadores de Brusque concedeu aos nove o título de Cidadão Honorário do município. A solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira, 5 de novembro, no plenário da casa legislativa. O ato foi alusivo aos 160 anos de fundação da Colônia Itajahy (1860-2020) - comemorados em 4 de agosto.

“Estímulo para seguir em frente”

Em nome dos homenageados, Pertschy usou a tribuna para agradecer pela honraria recebida: “Eu e meus colegas somos lembrados hoje não apenas por que nascemos em outras cidades, ou no caso de nosso colega Maurício, [Játiva Alban] em outro país, mas sim, pelo destaque em atividades pessoais e profissionais, pelo envolvimento em causas coletivas, na participação direta na formação de cidadãos melhores e pela preocupação em fazer sempre o melhor que pudermos”, ressaltou.

“Para nós, além de ser um reconhecimento pelo papel desempenhado em nossa sociedade, este título representa um grande estímulo para seguirmos em frente na nossa caminhada, com muito mais afinco, dedicação e a plena certeza de que tudo vale à pena ser realizado”, prosseguiu o professor.

Buscando memórias da infância, Pertschy citou palavras ditas por seu pai: “Filho, o mundo é seu lar, não um único e específico local de nascimento”, recordou ele ao explicar que seu pai foi expulso do próprio local de origem por questões étnicas. “Como um cidadão do mundo, que meu pai sempre me incentivou a ser, torno-me hoje um cidadão de Brusque, cidade que eu e minha esposa Eunice escolhemos para receber a nossa filha Júlia”, destacou.

Voluntariado e altruísmo

Representante do Poder Legislativo na cerimônia, José Zancanaro pontuou passagens históricas de Brusque em sua fala, concluindo que a cidade foi fundada pela força de voluntários. “Chegamos ao estágio em que chegamos pela ação voluntária de pessoas anônimas. A sociedade brusquense sempre contou com a figura de altruístas, gente presente e sempre pronta a servir e a fazer prosperar a felicidade coletiva”, discursou.

“Estamos distinguindo com a cidadania honorária gente do senso comum, da vida cotidiana, figuras que criaram fortes vínculos com a história de Brusque dos últimos 50 anos, que aqui se estabeleceram e vestiram a camisa do nosso modo de ser e de viver”, exclamou o parlamentar.

Confira a seguir um breve currículo pessoal e profissional de cada homenageado:

Ione Teresinha Hassmann

A vida brusquense da professora Ione Terezinha Hassmann (61), natural de Lontras (SC), começou no ano de 2000, quando ela escolheu o Berço da Fiação como local de oportunidades. Desde então, adotou a Escola de Educação Básica Dom João Becker como templo profissional para o exercício do magistério. Formada em Pedagogia e pós-graduada em Didática, assumiu há 40 anos a tarefa de semear nos corações juvenis a luz do saber, da virtude e do dever. Construiu uma forte relação com a comunidade escolar e tornou-se uma educadora festejada junto a diversas gerações de estudantes. Ao lado do companheiro, o brusquense Jair Hassmann, constituiu família. Eles são pais de Anderson e Endrigo. Para Ione, a educação é o único caminho real para o desenvolvimento do ser humano.

Carlos Maurício Játiva Alban

O empresário Carlos Maurício Játiva Alban (55) é natural de Ambato, no Equador. Iniciou sua trajetória no Brasil por Curitiba (PR), em 1985, onde cursou Administração de Empresas na Universidade Federal do Paraná (UFPR), por um convênio firmado entre os dois países. O motivo de Carlos Maurício vir para Brusque teve nome e sobrenome: Jaqueline Gamba, com quem viria a se casar. Após a formatura em Administração de Empresas, os Alban o queriam de volta para auxiliar nos negócios da família, mas o equatoriano escolheria mesmo ficar por aqui, a pedido do sogro, Adalberto Gamba, que não queria se afastar da única filha. Daí em diante, enveredou-se pelo mundo dos negócios têxteis, com as possibilidades que passaram pelos senhores Gilberto Menehl, da Nanete Têxtil, Valdir da Warusky e outras, até o surgimento da Latina Têxtil. No final de 2016, adquiriu a Diklatex Têxtil, de Joinville (SC), e em 2018 decidiu investir no River Mall Shopping de Serviços, em Brusque. Maurício e Jaqueline são pais de André Maurício, Bruna e Isabela.

Günther Lother Pertschy

Natural de Guarapuava (PR), Günther Lother Pertschy (58) é um professor polivalente e de múltiplos envolvimentos sociais. Aos 17 anos, deixava o berço paterno para ser protagonista das próprias iniciativas na capital paranaense, Curitiba, onde concluiu um curso na área de informática. Em busca de profissionalização, graduou-se em Processamento de Dados, Administração de Empresas, Administração de Recurso Humanos e Gestão Moderna de Negócios pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Doutorou-se em Educação pela Universidade Católica da província argentina de Santa Fé, como também em Ciências Jurídicas pela Fundação Educacional de Brusque (FEBE), em 1991. Günther assumiu a Reitoria do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) por dois mandatos, entre os anos de 2011 e 2019, período em que foram instalados cursos de grande relevância, como a graduação em Medicina. Nesta instituição, também assumiu as coordenações de Estágio e do Curso de Administração, e teve grande contribuição na internacionalização da entidade, sobretudo com o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha. Ao olhar para trás, Pertschy recorda de passagens pelo Grupo Bünge, Banco do Brasil, Associação Industrial e Comercial de Azambuja, presidência da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Brusque e da participação por vários conselhos municipais.

Fernando José de Oliveira

Originário de Formiga (MG), o empresário Fernando José de Oliveira (57) graduou-se na Escola Técnica Hermann Hering, em Blumenau (SC), onde atendia o Vale do Itajaí com demandas profissionais. Ao atuar na região, o empresário foi atraído pela possibilidade de negócios em Brusque, estabelecendo-se na cidade a partir de 1995 e trazendo consigo a Walpa Instaladora Comercial Elétrica. O empreendedor coleciona papéis de destaque no ambiente comunitário do município e da região, com atividades no Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon) e no Sindicato das Indústrias de Cerveja, Bebidas em geral e do Fumo de Blumenau (Sindbeb). Também atuou como conselheiro na Administração da Cooperativa Sicredi Vale Litoral e como diretor de Assuntos de Prestação de Serviços da ACIBr. O mineiro também municipalizou seu nome pela direção nas empresas Megawatt Instaladora Elétrica e Zehn Bier Cervejaria. Ao lado da companheira Renilda Rosa Regis e dos filhos Vitor Hugo e Fernanda Regis, formou uma família que firmou laços com Brusque.

João Ricardo

O professor João Ricardo (48) nasceu em Ouro Verde (SC), no Oeste de Santa Catarina. Filho de agricultores, ainda adolescente partiu em busca da própria formação como meio de possibilidades. Mudou-se para Brusque em 1993 e, após os estudos no seminário, formou-se em Filosofia pela Unifebe, com habilitação em Filosofia, História e Sociologia. Na sequência, cursou pós-graduação em História e Geografia do Brasil pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Registro do Estado de São Paulo, e se especializou em Gestão Escolar. Constituiu família ao lado de Cleide Vinotti, aliança que gerou Felipe Vinotti Ricardo. João Ricardo convive em sala de aulas semeando o saber científico nas áreas de História, Filosofia, Cidadania e Ética. Com experiência na Educação Fundamental e Média, atualmente leciona na Escola de Ensino Fundamental Professora Augusta Dutra de Souza, atua como assessor de gestão na Escola de Educação Básica Dom João Becker e é assessor pedagógico da área de História pela Prefeitura de Brusque.

Eugênio José Paiva Maciel

Eugenio José Paiva Maciel (65) se estabeleceu em Brusque a partir do ano de 1993, proveniente de São João do Meriti (RJ). Chegou graduado em Medicina pela conceituada Universidade de Vassouras, no estado do Rio de Janeiro, e já especializado em Terapia Intensiva. A vinda foi um convite profissional e seu destino foi o veterano Hospital Azambuja, onde atua até hoje. Nesta casa de saúde, destacou-se como chefe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI); diretor clínico; coordenador do Centro Hospitalar de Transplantes; diretor técnico; idealizador e coordenador da Unidade de Terapia Intensiva da UTI Covid-19. Paralelamente, trabalha desde 1993 como médico intensivista na UTI do Hospital Santa Isabel, em Blumenau (SC). É casado com Fernanda Analu Marcolla e pai de Igor de Paula Maciel.

Humberto Martins Fornari

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), com especialização nas áreas de Clínica Médica, Anestesiologia e Psiquiatria, Humberto Martins Fornari (55) veio para Brusque no ano de 1997 a fim de compor o corpo clínico do antigo Hospital Evangélico. Nascido em Arvorezinha (RS), teve atividades profissionais por Florianópolis (SC) e Indaial (SC) antes de se firmar por aqui. Acumula grandes realizações em 23 anos de atuação na área de Saúde Pública. Ao lado da companheira Virgínia Kapler, constituiu família, com os filhos Pedro Henrique, João Vitor e Luís Eduardo. Recentemente, a sociedade brusquense se comoveu com o diagnóstico de Covid-19 do Dr. Humberto, mobilizando-se com apelos por sua recuperação. Durante este período de pandemia, Fornari esteve à frente do Centro de Triagem do município, de barreiras sanitárias, do monitoramento constante de indicadores, bem como se envolveu na angariação de novos leitos de UTI e de recursos para o Hospital Azambuja.

Delfino João Schaefer

Delfino João Schaefer (71) é filho do respeitado e saudoso médico João Antônio Schaefer, vulgo Dr. Nica, com Marietta. Nasceu em Blumenau (SC), mas vive em Brusque desde menino. Formou-se em Medicina em Itajuba (MG) e fez residência médica no Rio de Janeiro, retornando depois para Brusque com os títulos de especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Medicina do Tráfego e Medicina do Trabalho. Desde então, vem enriquecendo a carreira com vivências como gerente técnico e diretor clínico do Hospital Evangélico e Maternidade Cônsul Carlos Renaux, perito médico no Departamento Autônomo de Saúde Pública; Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social; médico do trabalho nas empresas Siemsen, Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Sancris, Büettner e Irmãos Krieger. Também foi sócio-fundador da Unimed de Brusque. Casado com Sandra Lucia Fantini, é pai de cinco filhos: Taisa, Ticiane, Susana, João Carlos e João Delfino. Religioso, Delfino João partilhou em inúmeras ocasiões conhecimentos da ciência médica a serviço do bem comum, como palestrante e conferencista sobre temas variados, de interesse social e de Saúde Pública.

Rosemari Glatz

A professora Rosemari (54) possui Mestrado em Administração pela FURB, graduação em Administração e pós-graduação em Auditoria Contábil pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Vinda de Taió (SC), reside em Brusque desde 2009. Na Receita Federal, atuou como analista tributária e chefe da agência local. Na Unifebe, figura hoje como reitora da instituição, onde já foi coordenadora dos cursos de graduação de Logística e de Comércio Exterior, assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura e coordenadora do Grupo de Pesquisa História, Memória e Patrimônio Cultural. Ela também presidiu e coordenou o Conselho Editorial da Editora da Unifebe e atuou no Conselho Universitário (Consuni). Na pesquisa em História, acumula uma coleção de artigos científicos, crônicas e vários livros publicados, cuja tônica envolvem a colonização alemã, italiana e polonesa no Vale do Itajaí. Essa trajetória literária lhe rendeu uma cadeira na Academia de Letras do Brasil, seccional de Guabiruba (SC). Os méritos de Rosemari são extensivos ao esposo Carlos Roberto Mayer e aos filhos Ariel, Luan, Anna, Marcele e Sarah.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brusque - SC
Atualizado às 00h54 - Fonte: Climatempo
20°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 30°

20° Sensação
8.7 km/h Vento
91.7% Umidade do ar
60% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol e Chuva
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 36°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias