Quarta, 21 de Outubro de 2020
(47) 98909-6266
Geral Sementes misteriosas

Fungos são encontrados nas sementes que chegaram sem solicitação

Só em SC, 39 pacotes foram entregues em diferentes regiões

06/10/2020 16h02 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação
Fungos são encontrados nas sementes que chegaram sem solicitação

Nesta terça-feira (6), a Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), informou que foram encontrados fungos, bactérias e possibilidade de pragas quarentenárias (que não existem no Brasil) em pacotes de sementes não solicitados que chegaram ao país.

Depois de análises laboratoriais, a presença de ácaro vivo foi identificada em uma amostra; em 25 amostras foram identificados três fungos diferentes; a presença de bactéria foi registrada em duas amostras, além da possibilidade de pragas quarentenárias em quatro amostras (como plantas daninhas). Toda a análise foi feita no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás, que é referência no país. Até o momento, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal. Os únicos estados que ainda não registraram o recebimento do material foram Maranhão e Amazonas. A expectativa é que em 30 dias haja um detalhamento maior dos resultados das análises.

Em entrevista coletiva virtual nesta terça-feira (6), o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, destacou que o material não tem certificação, por isso está sendo feita uma “pesquisa do zero” para identificar os micro-organismos presentes nas sementes. Ele ressaltou que estão sendo tomadas todas as medidas para impedir a introdução de novas pragas no país.

Os pacotes supostamente foram enviados de quatro países da Ásia.

Alertas e orientações
As pessoas que receberem os pacotes devem encaminhá-los a uma unidade do Mapa ou entidade estadual de agricultura, sem medo de ser penalizado. O secretário alerta que o material não deve ser manuseado.

“O cidadão que receber esse material pode entregar para o órgão de agricultura que ele não vai ser de forma alguma penalizado. Ele está fazendo uma colaboração da proteção da agropecuária do Brasil e também evitando o contato com um material que possa ter um risco até para a saúde”, disse na coletiva de imprensa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brusque - SC
Atualizado às 12h49 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 28°

29° Sensação
13.2 km/h Vento
52.4% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias