Quinta, 22 de Outubro de 2020
(47) 98909-6266
Saúde Veganismo

Qual a diferença entre vegano e vegetariano?

Entenda os estilos alimentares

06/10/2020 14h28 Atualizada há 2 semanas
Por: Ana Carolina Loos
Qual a diferença entre vegano e vegetariano?

Diferenças 

 

Vegetarianismo

trata-se de um regime alimentar que tem como base principal o consumo que alimentos que tenham a sua origem nos mais diversos tipos de vegetais. Com isso, entende-se que as pessoas consideradas vegetarianas não se alimentam de nenhum tipo de animal, mas podem ter incluídos ou não em suas dietas  os laticínios também os ovos. 

 

Veganismo

restringe o consumo de todo e qualquer derivado de animal, inclusive o mel de abelha. 

as pessoas que são suas adeptas não se limitam apenas à alimentação, ou seja, elas também não utilizam roupas, acessórios, produtos de beleza ou o que quer que seja que contenham partes ou tenham sido testados em animais. 

 

Ovolactovegetarianismo

não existe apenas um tipo de alimentação vegetariana. 

consiste, basicamente, no consumo, não só de vegetais, mas também de alguns alimentos que venham de origem animal, como é o caso dos ovos, laticínios, mel, entre diversos outros produtos. 

 

Lactovegetarianismo

adeptos eliminem da alimentação, não só as carnes, como também os ovos e os produtos derivados dele. Nesta dieta o que é permitido comer são os laticínios, como é o caso de leites, queijos, iogurtes, entre outros. 

Os adeptos desta alimentação entendem que os laticínios têm grande importância para o nosso desenvolvimento, já que o leite, por exemplo, é, desde cedo, o alimento mais importante para a nossa sobrevivência, como é o caso do leite materno. 

Crudivorismo

são aqueles que são considerados veganos, mas que vão ainda mais além, ou seja, eles apenas comem alimentos que estejam crus. 

Um de seus principais objetivos é prezar pela questão da saúde e do bem-estar, já que, de acordo com alguns especialistas, os alimentos crus são tidos como mais saudáveis pelo fato de preservarem determinadas enzimas e nutrientes, importantes para o nosso organismo, que os cozidos acabam por perder em seu processo de cozimento. 

Também conhecida como raw food, esta alimentação no fica limitada apenas às saladas que levam ingredientes crus, sendo que um dos pratos que faz parte e pode considerado como crudívoro é o famoso guacamole, que muitos são apaixonados, tenham esta preferência alimentar ou não. 

Além do guacamole, é possível ver os crudívoros também comendo tabule, vitaminas, açaí, diversos tipos de grãos, sementes e castanhas, que são germinados e ficam em forma de broto, como é o caso da lentilha, grão de bico, trigo, linhaça, entre muitos outros. 

Frugivorismo

indivíduos que comem tudo aquilo que os crudívoros comem, com exceção dos cereais, castanhas e leguminosas, ficando restritos apenas às frutas, folhas e verduras. 

Mas no caso das frutas, o frugívoros têm uma particularidade específica, pois eles somente comem as frutas maduras, que tenham caído diretamente do pé. 

Pescetarianismo

Também chamada de piscitarianismo, esta alimentação envolve o consumo apenas de peixes e frutos do mar, além de incluir também ovos, laticínios, hortaliças, frutas, nozes, leguminosas e cereais. 

Uma das principais razões que fazem com que as pessoas façam a adesão a este tipo de alimentação é o fato de que desejam manter a saúde e o bem-estar em dia, algo que, de acordo com pesquisas já realizadas, não é possível obter através do consumo excessivo de carnes vermelhas.

Principais diferenças entre o vegano e o vegetariano

Com isso, podemos dizer que todo vegano é vegetariano, mas nem todo vegetariano é necessariamente vegano, uma vez que os veganos são adeptos do consumo consciente, eliminando a compra de produtos que agridam, direta e indiretamente, os animais. 

Uma mudança de comportamento do mercado

Conforme pudemos observar ao longo de todo o texto, os hábitos alimentares das pessoas mudaram e continuam mudando. Não chegamos a citar aqui, mas existem diversos outros modelos de alimentação, que nos incentivam a repensar tudo aquilo que ingerimos diariamente. 

Mas não só isso. Como vimos, estas mudanças, que ainda ocorrem de forma gradual, têm causado impacto também fora do âmbito da alimentação, sendo a preocupação com os animais e com o meio ambiente, de uma forma geral, levada a outras esferas, como é o caso dos produtos de higiene, beleza, vestuário, entre diversos outros, que, no mínimo, merecem a nossa atenção. 

E as marcas já têm notado este processo transformador e têm também buscado, mesmo que aos poucos, se adaptar a esta nova realidade que se configura diante de todos nós. Exemplo disso são aquelas que trazem em seus rótulos o selo cruelty free, que em português quer dizer “livre de crueldade”, e que faz referência a produtos que foram elaborados sem a necessidade do uso de qualquer tipo de animal. 

Entre os mais comuns estão os shampoos, condicionadores, hidratantes, entre outros produtos de beleza, cada vez mais procurados por pessoas que desejam se adaptar e seguir um caminho ainda mais consciente. 

Se você é uma destas pessoas, que deseja conhecer marcas que não realizam testes em animais, por exemplo, em seu processo de produção, basta acessar o site da Organização Não Governamental – ONG, PETA. 

Ela é norte-americana, voltada para a causa de proteção dos animais e, periodicamente, se dedica a divulgar uma lista contendo as empresas que ainda utilizam animais em seus testes e também as que não utilizam mais. 

Gostou deste conteúdo? Com qual destes tipos alimentares você mais se identificou? Deixe nos comentários a sua opinião e suas dúvidas sobre o assunto e lembre-se de continuar nos acompanhando, para ficar cada vez mais por dentro do universo da alimentação e gastronomia. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ana Carolina Loos
Sobre Ana Carolina Loos
Saúde, dicas de alimentação e qualidade de vida, com a nutricionista Ana Carolina Loos.
Brusque - SC
Atualizado às 08h11 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 26°

23° Sensação
9.7 km/h Vento
73.1% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias