Domingo, 25 de Outubro de 2020
(47) 98909-6266
Geral Quirino Ribeiro

O voto do idoso

Um desafio será convencer os idosos a comparecerem às urnas em novembro

01/10/2020 10h08
Por: Redação
O voto do idoso

VOTO DO IDOSO
Terceira idade carece de políticas públicas, sobretudo num momento de pandemia, que a colocou em isolamento. A pandemia do coronavírus tornou-se um desafio para todos os setores, e não será diferente para as eleições. Os candidatos, mesmo com resvalos nas medidas de segurança sanitária, não terão meios de grandes concentrações. O chamado corpo a corpo já pôde ser visto no fim de semana, quando a campanha foi inaugurada, mas em modelo bem mais modesto em relação a pleitos anteriores.

 

SÃO APENAS ESTRATÉGIAS
Para obtenção do apoio. Um dado a ser avaliado é o voto do idoso. O primeiro desafio será convencer a terceira idade a comparecer às urnas de novembro. Em isolamento, boa parte desses eleitores terá dificuldade em ir às seções eleitorais a despeito de todas as medidas profiláticas já anunciadas pela Justiça Eleitoral. Em 2016, sem pandemia, a abstenção – levando-se em conta todas as faixas etárias foi de mais de 20,0%. Estes números têm crescido pelo país afora diante do desapontamento com a instância política.

OS CANDIDATOS
Terão que virar o jogo, convencendo não apenas os idosos, mas também os demais eleitores, a começar pelos jovens, a fim de garantir presença no dia 15 de novembro. Só ganham com a redução de eleitores os políticos com maior visibilidade, por já serem conhecidos e terem maior capacidade de mobilização.

 

UMA DAS ESTRATÉGIAS
É apresentar propostas. Qual é a intenção dos candidatos em torno da terceira idade? É fato que a campanha ainda está no início, mas é necessário ter em seus programas de governo ações para tal eleitor, sobretudo pela influência que ele pode ter na elaboração do voto familiar.

O PAÍS
Tem um expressivo contingente de idosos que ainda está ativo e, sobretudo, responsável pela gestão financeira dos lares, o que lhes dá, também, influência em determinadas decisões. É necessário, portanto, ter algo a ser dito para tal eleitor. Ao curso dos anos, a terceira idade entrou na agenda dos governos, com o advento de vários programas. Em Chapecó, a Universidade da Melhor Idade, a Cidade do Idoso e tantos outros projetos voltados para este segmento, mas é preciso avançar.

VOTO DA MULHER
A luta pela liberdade feminina teve início no século passado, quando foi aprovada a igualdade salarial das mulheres – à época, a força de trabalho na indústria têxtil era a feminina. A batalha das mulheres nunca parou. De lá para cá sempre reivindicaram seus direitos, como a equiparação salarial e o combate à violência contra a mulher.

 

EM 1932
O Código Eleitoral passou a assegurar às mulheres brasileiras o direito ao voto. Há apenas 88 anos, as mulheres nem sequer participavam da vida política do país, uma vez que eram proibidas de votar. Somente em 24 de fevereiro de 1932, o Código Eleitoral passou a assegurar o voto feminino; todavia, esse direito era concedido apenas a mulheres casadas, com autorização dos maridos, e para viúvas com renda própria. Essas limitações deixaram de existir apenas em 1934, quando o voto feminino passou a ser previsto na Constituição Federal.

 

LUTA QUE CONTINUA
Apesar dos avanços, a luta das mulheres por igualdade de direitos ainda é atual e se reflete nos espaços de poder, onde os homens ainda ocupam a maioria absoluta dos cargos. Elas representam quase 53% de todo o eleitorado brasileiro, mas, ainda assim, são a minoria nos cargos eletivos.

 

ELEIÇÕES 2020
Hoje com liberdade de expressão a mulher deveria entender e aumentar o tom ao falar sobre a importância do voto feminino. Mulheres, quando for a hora de votar, façam isso de acordo com seus interesses. É isso que os homens vêm fazendo há anos, e por isso o mundo se parece tanto com eles. As mulheres detém e são o maior corpo eleitoral deste país. Mas não usam isso quando o assunto é política.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Quirino Ribeiro
Sobre Quirino Ribeiro
Comentários e informações sobre política e economia de Santa Catarina
Brusque - SC
Atualizado às 16h00 - Fonte: Climatempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 27°

30° Sensação
16.1 km/h Vento
80.8% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias