Quarta, 21 de Outubro de 2020
(47) 98909-6266
Política Quirino Ribeiro

A Campanha nas ruas

Políticos vão à caça dos votos com mudanças nas regras

30/09/2020 10h15
Por: Redação
A Campanha nas ruas

CAMPANHA NAS RUAS
Políticos vão às ruas apresentar suas propostas de governo, num processo diferente de outros pleitos, por conta da pandemia do coronavírus e das mudanças nas regras para eleição proporcional. Seguindo as regras da Justiça Eleitoral, a campanha política começou nesse fim de semana com uma série de ações dos candidatos.

 

NADA DE NOVO
Pois é do jogo apresentar suas propostas e, mesmo sob cuidados exigidos pelas autoridades sanitárias, fazer o corpo a corpo. E aí os candidatos devem ter cuidado, pois aglomerações não são boa referência para quem deseja dirigir os destinos da cidade pelos próximos quatro anos ou representar o eleitor na Câmara Municipal. O adiamento do pleito para 15 de novembro foi para dar tempo de controle da pandemia – o que ainda não ocorreu -, e não para considerar que tudo está normal.

OS PRIMEIROS ENSAIOS
Pelo país afora, e Chapecó não é diferente, apontam para duas vertentes: uma com discussões eminentemente locais, nas quais as questões de interesse direto do eleitor são a agenda principal; e outra com viés ideológico, nacionalizando a discussão num nós contra eles que vem perdurando, especialmente pelas redes sociais.

 

A DÚVIDA
É saber qual é a melhor fórmula. Os pleitos municipais, antes da divisão histórica que se acentuou no pleito de 2018, tinha uma característica própria, na qual a zeladoria era uma das principais peças. O cidadão vê no prefeito o gestor mais próximo de suas demandas, daí o interesse mais aguçado pela disputa paroquial.

 

ESTE ANO
Sem a presença do atual prefeito na disputa, os 11 postulantes certamente irão fazer da atual gestão o seu principal alvo, mas terão que ficar atentos a cenários, e a concentração excessiva em Brasília são questões que independem do Executivo Municipal. Quem apresentar soluções por conta própria pode incorrer no risco de prometer o que não pode ser executado. Pelo menos por enquanto.

 

A EXPECTATIVA
De governadores e prefeitos, especialmente estes, é a aprovação da reforma tributária ora em tramitação no Congresso Nacional. O projeto estabelece uma distribuição mais justa dos recursos, mas ainda enfrenta resistências pela possível volta da CPMF sob novo formato. Ainda esta semana, podem ocorrer mudanças importantes na tramitação. Sem a reforma tributária, os municípios continuarão em situação crítica, já que não há fórmula mágica.

 

SANTA CATARINA
Destaque internacional pela qualidade do seu agronegócio comemora os resultados no controle da brucelose e tuberculose bovina. Em setembro, o Governo do Estado ultrapassou a marca de mil propriedades rurais certificadas como livres das doenças e possui uma das menores taxas de prevalência de brucelose e tuberculose do Brasil e a certificação das propriedades é um diferencial da produção catarinense que pode se tornar fundamental para exportação de leite, por exemplo.

RICARDO DE GOUVÊA
O Secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, destaca: “O controle da brucelose e tuberculose bovina é dos grandes desafios de Santa Catarina e acreditamos que será um dos próximos diferenciais competitivos do nosso estado. Num esforço conjunto do Governo do Estado, iniciativa privada e produtores rurais colhemos bons resultados com mais de mil propriedades certificadas pela Cidasc como livres dessas doenças. Uma conquista importante não só para garantir alimentos mais seguros para a população, mas também para preservar a saúde de nossos produtores”.  (Fonte: MB Comunicação)

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Quirino Ribeiro
Sobre Quirino Ribeiro
Comentários e informações sobre política e economia de Santa Catarina
Brusque - SC
Atualizado às 12h09 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 28°

28° Sensação
9.5 km/h Vento
54.1% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias