Quarta, 30 de Setembro de 2020
(47) 98909-6266
Geral Previsão do Tempo

Ciclone no mar traz chuva e queda de temperatura em SC

Boletim foi divulgado pela Epagri Ciram

14/09/2020 12h52
Por: Redação
Ciclone no mar traz chuva e queda de temperatura em SC

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de esclarecimentos acerca da atuação de um ciclone extratropical em alto mar nesta segunda-feira (14). Segundo o órgão, o ciclone está posicionado na altura do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, este sistema provoca vento de quadrante sul no litoral, com rajadas pontualmente fortes de até 75km/h, conforme aviso meteorológico emitido neste domingo (13) e atualizado nesta segunda. Há previsão também de agitação marítima.

 

A Defesa Civil ainda informa que o ciclone não passa por Santa Catarina e não irá provocar danos semelhantes àqueles observados no dia 30 de junho, quando Santa Catarina foi atingida por um Ciclone Bomba. O órgão estadual ainda esclarece que os danos causados naquele momento foram devido à passagem de uma linha de instabilidade, associada ao deslocamento de uma frente fria e a rápida formação de um ciclone extratropical no oceano, próximo à costa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em meio ao calorão, a secura do ar e ao fogo as queimadas que se espalham pelo país, a previsão da chegada de uma grande frente fria é uma boa notícia para o início da estação. Antes desta frente fria entrar no Brasil, dois outros sistemas frontais vão influenciar algumas áreas do Sul e Sudeste, mas sem força para vencer a forte massa de ar seco e quente que predomina sobre o país há quase um mês. Assim, a chuva destas duas frentes frias vão continuar restritas a algumas áreas do Sul, especialmente ao Rio Grande do Sul e a Santa Catarina, e a poucas regiões próximas ao litoral de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro.

A grande frente fria esperada para a entrada da primavera vai começar a influenciar o país no finalzinho do inverno. A atuação desta frente fria sobre o Brasil deve ser observada entre os dias 19 e 23 de setembro. No dia 12 de setembro, as projeções de alguns modelos de previsão numérica do tempo indicavam que a chuva desta frente fria pode se espalhar pelo interior da Região Sudeste e do Centro-Oeste e chegaria até ao norte de Goiás e de Minas Gerais.

Não se deve esperar por chuva ampla e generalizada e nem que se prolongue por vários dias. Mas se as previsões se confirmarem nos próximos dias, a primavera de 2020 deve começar com cheiro de chuva, com aumento de umidade em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste que estão tendo dias extremamente quentes e secos.

Projeção da chuva

As análises iniciais projetadas nas simulações atmosféricas feitas em supercomputadores apontam que a esta grande frente fria passe pela Região Sul do Brasil entre os dias 19 e 20 de setembro. Entre os dias 20 e 21 de setembro, esta frente fria avançará pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas só deve chegar ao Espírito Santo no dia 23 de setembro.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brusque - SC
Atualizado às 03h01 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 29°

19° Sensação
6.8 km/h Vento
85.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Sexta (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias