Sexta, 25 de Setembro de 2020
(47) 98909-6266
Geral Quirino Ribeiro

Sob nova direção

Novo presidente do STF deve mudar a postura da corte

11/09/2020 10h23 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação
Sob nova direção

SOB NOVA DIREÇÃO
Novo presidente do STF deve mudar a postura do Supremo, hoje sob forte influência política e atuando como protagonista em ações em que deveria ser o ponto moderador. Quando a maioria da população sabe de cor o nome dos ministros do Supremo Tribunal Federal não é indicativo de politização das ruas, mas da própria Corte, que já há algum tempo tem se tornado protagonista no jogo de poder a partir de Brasília.

 

O STF
Agiu com grande intensidade no Governo Lula, passando por Dilma e Temer, e não perdeu sua assertividade na gestão Bolsonaro. Várias decisões monocráticas tiveram forte impacto na vida nacional, a despeito de o bom senso ter apontado para uma discussão prévia em plenário. Os demais tribunais superiores foram pela mesma trilha.

 

SEM ENTRAR NO MÉRITO
Várias decisões tiveram mais uma leitura política do que factual. O afastamento do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e a vistoria na casa do candidato a prefeito do Rio, Eduardo Paes, no momento em que lidera a corrida pela prefeitura carioca, deixam a impressão de viagem além dos autos. Ambos, se comprovados os ilícitos, devem ser punidos até mesmo com o afastamento, mas sem a precipitação que se apresentou. No mínimo, estranho.

 

DESDE ONTEM
Quinta feira o STF passa a ser comandado pelo ministro Luiz Fux, com um mandato de dois anos, substituindo Dias Toffoli. São estilos totalmente diferentes. O novo presidente é mais discreto e tem como meta tirar a Corte do centro do noticiário, algo que seu antecessor não levou em conta. Ao contrário, Tofolli foi protagonista em várias situações, muitas delas controversas, sendo levado a mudá-las quando a questão chegou ao pleno da casa.

 

UM DOS PONTOS EM QUESTÃO
E que chegará à Corte é a desidratação da operação Lava Jato. A despeito do discurso de aperfeiçoamento, há um claro processo de esvaziamento nas investigações de corrupção. O caso mais recente envolveu senadores do MDB, que tiveram suas ações interrompidas, a despeito de muitas evidências.

 

NINGUÉM DESCONHECE
Que vários procuradores e juízes ultrapassaram os limites da investigação, mudando de patamar das suas ações, mas, em vez da correção de rumo, o caminho adotado é de encerramento de várias medidas, dando-se um passo atrás num projeto bem-sucedido de combate à corrupção. Personagens que até então se mostravam imunes foram parar no cárcere independentemente de sua postura ideológica.

 

É DESCONHECIDA A POSIÇÃO
Do novo presidente do STF sobre a questão, sobretudo por conta de sua discrição, mas é fundamental que, já no seu pronunciamento, aponte a linha a ser seguida nos próximos dois anos, afastando os holofotes dos atos monocráticos e dando mais coesão à Corte.                                                                                 

 

GOVERNO DE SC E AGRONEGÓCIO
O governo tem programas tanto para o agronegócio quanto para o crédito em geral em que as cooperativas são parceiras do governo de Santa Catarina, atende o homem do campo, estão presentes na vida cotidiana da área rural e estão presentes em vários municípios que muitas estruturas públicas, talvez não pudessem estar presentes assistindo aqueles que dependem dos seus cooperados, aqueles que dependem das ações do cooperativismo.

 

O GOVERNO DO ESTADO
Através da Secretaria de Agricultura, Epagri, Cidasc se relaciona sempre com as cooperativas do agronegócio interage com a Fecoagro que representa várias dessas cooperativas e tem um trabalho alinhado tanto no subsídio de juros, quanto na entrega de valores para aquisição de sementes, calcário, enfim, o modelo catarinense é um modelo exitoso lançando novas ideias para novas parcerias do poder público ou empreendedorismo catarinense.

 

ESTA TROCA INFORMAÇÕES
Faz com que o governo possa perceber o valor do cooperativismo catarinense e também mostrar aos setores o valor de uma gestão pública de qualidade, uma gestão pública austera, que trouxe resultados positivos para a gestão enquanto equilíbrio das contas públicas do governo do Estado de Santa Catarina.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Quirino Ribeiro
Sobre Quirino Ribeiro
Comentários e informações sobre política e economia de Santa Catarina
Brusque - SC
Atualizado às 09h01 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 30°

23° Sensação
6.3 km/h Vento
73.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Domingo (27/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias