Quarta, 30 de Setembro de 2020
(47) 98909-6266
Política Quirino Ribeiro

O STF é imortal?

Dias Toffoli encerra sua gestão determinando a compra de 20 dias de férias dos juízes

02/09/2020 10h17
Por: Redação
O STF é imortal?

STF – IMORTAL?
O ministro Dias Toffoli está encerrando com chave de ouro os seus mandatos como presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça — que certamente ficarão na história pela defesa intransigente da liberdade de censura. Ele atendeu aos apelos humanitários de associações de juízes e determinou que os tribunais federais e do trabalho comprem 20 dias dos juízes que quiserem vender um terço das suas férias.

 

O CIDADÃO DESAVISADO
Pensará que a conta está errada, porque as férias remuneradas são de trinta dias, afinal de contas. Errado: juízes têm direito a 60 dias de férias por ano. Por quê? Porque os coitados dão um duro desgraçado e até inovam ao levar trabalho para casa. Ademais, os membros do Ministério Público e outras carreiras jurídicas podem vender parte das férias, ora bolas.

 

NA MÍDIA NACIONAL
O presidente da combativa Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) disse: “A iniciativa privada pode (vender férias), todas as carreiras jurídicas podem, inclusive o Ministério Público, e só o juiz da União sofre essa discriminação, não tinha esse direito. O que o CNJ fez foi só permitir isso".

 

VOCÊ PODERIA ESTAR PENSANDO:
Mas não seria o caso, então, de reduzir as férias do pessoal da toga para 30 dias por ano e pagar os 10 dias que o restante dos mortais pode vender? Seria, sim, se os magistrados fossem mortais. Mas, ao contrário do que se pode achar, eles não são. Você ainda continua com o seu direito de achar o que quiser, porque nada vai mudar: a imortalidade é direito adquirido. E põe adquirido nisso.

 

O SALÁRIO DE UM JUIZ FEDERAL
E do trabalho é atualmente de 33,7 mil reais, e eles ganham o adicional de férias duas vezes por ano, o que eleva o salário para cerca de 45 mil reais. Tinha mesmo de ter a possibilidade de vender 20 dias. Absurdo, grotesco, inexplicável!

 

HABITAÇÃO
Que o Brasil tem déficit habitacional, todos sabemos. Sabemos também que é fruto de roubalheira e falta de política pública para enfrentar um dos principais problemas do País ao longo de décadas. Não bastasse isso, existem obras inacabadas, gerando maior custo quando reiniciadas, se é que vão. Também tem a questão da qualidade, como temos visto em vários locais.

 

CORREIOS
Acho justa qualquer forma de greve que seja por luta pelos direitos, por melhorias e principalmente para acabar com práticas abusivas de determinadas empresas. Entretanto, não dá para concordar com tudo o que é feito e, na maioria das vezes, ficamos, nós, os consumidores, sem ter a quem recorrer. Como é o caso da paralisação dos Correios. Os funcionários cruzaram os braços devido ao corte de benefícios e à falta de proteção nesta época de pandemia.

 

A EMPRESA ENTENDE DE OUTRA FORMA
E quem ‘paga o pato’ é o consumidor, submetido a longas esperas, filas intermináveis e mau humor de atendentes e entregadores. O consumidor não pode ser penalizado. Entendo que os funcionários têm de causar prejuízos à empresa e não ao consumidor, senão acaba fazendo com que o usuário fique contra a greve. Ministério Público do Trabalho e Supremo Tribunal Federal devem intervir buscar os responsáveis pelos desacertos e acabar com esse impasse. Repito: o consumidor é o único prejudicado. Não é justo!

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Quirino Ribeiro
Sobre Quirino Ribeiro
Comentários e informações sobre política e economia de Santa Catarina
Brusque - SC
Atualizado às 02h21 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 29°

19° Sensação
8.1 km/h Vento
84.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Sexta (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias