A obra de reforma e ampliação da Escola de Educação Básica João Boos, em Guabiruba, está paralisada novamente. Mesmo depois de promessas vindas depois de manifestações de alunos de que as obras seriam retomadas, a reportagem da TV Brusque apurou que a empresa vencedora da licitação deixou a obra, e que a empresa que ficou em segundo lugar no processo não teria interesse por causa da defasagem do valor, que chegaria a R$ 700 mil. A informação foi confirmada por Odair Bozio, coordenador regional de educação do Governo do Estado.
Hoje, alunos da escola assistem aulas em pólos em escolas cedidas pela Prefeitura de Guabiruba, uma vez que as condições dentro do João Boos eram inadequadas. Alunos assistiam aulas em salas improvisadas no ginásio, em meio a livros da biblioteca que estavam jogados nas instalações. Em agosto, alunos fizeram uma manifestação pedindo a retomada das obras, e receberam da direção a informação que elas seriam retomadas naquela semana, o que não aconteceu.
Segundo o coordenador regional de educação em Brusque, Odair Bózio, não há uma expectativa para que a obra da escola João Boos seja retomada, diante do abandono da empresa vencedora da licitação. Técnicos da Secretaria Estadual se comprometeram a fazer uma análise da situação e dar encaminhamento, que parece ser a abertura de um novo processo licitatório, que irá atrasar ainda mais a conclusão da reforma das estruturas, que apresentava riscos para os estudantes e professores.