Terça, 29 de Setembro de 2020
(47) 98909-6266
Saúde Quirino Ribeiro

Seis meses, parece mentira!

A semana marca um semestre inteiro de combate à pandemia

12/08/2020 10h40
Por: Redação
Seis meses, parece mentira!

SEIS MESES – PARECE MENTIRA  
Esta semana marca os seis primeiros meses de enfrentamento à covid-19 no Brasil. Já são mais de 100 mil mortes notificadas oficialmente, e o combate à pandemia continua a exigir grande mobilização do poder público e da população.

 

O MARCO ZERO DO ARCABOUÇO LEGAL
Relacionado à pandemia foi a Portaria 188, de 2020. Publicada no dia 4 de fevereiro, ela declara oficialmente que o Brasil atravessa uma situação de emergência em saúde pública causada pelo novo coronavírus. A portaria abriu caminho para uma sequência de 440 atos legais editados para fazer frente à covid-19.

 

ANTES MESMO DE UM CASO DA DOENÇA
Ser confirmado no país, foi necessário desencadear uma série de ações como resposta à pandemia que se avizinhava, espalhando-se rapidamente pelo mundo. Isso levou o Poder Legislativo a tomar uma série de providências, juntamente com o Executivo e o Judiciário.

 

AS AÇÕES TOMADAS ATÉ AQUI FORAM SUFICIENTES?
Passava do meio-dia quando dois aviões executivos da Força Aérea Brasileira decolaram do Aeroporto Internacional de Brasília rumo à cidade chinesa de Wuhan. O objetivo: repatriar 34 brasileiros isolados no epicentro inicial da covid-19. A operação de resgate deflagrada no dia 5 de fevereiro — há mais de seis meses — representava a primeira ação concreta do governo federal no enfrentamento ao coronavírus, que àquela altura havia matado 493 pessoas — apenas uma delas fora da China.

 

SEIS MESES APÓS AQUELAS PRIMEIRAS AÇÕES
A covid-19 se alastrou pelo planeta, tornando-se uma pandemia. De acordo com a Universidade Johns Hopkins, são mais de 736.254 mil mortos ao redor do mundo. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking da calamidade, com 3,05 milhões de casos e 101.752 mil óbitos. E em Chapecó 5.309 casos com 26 óbitos.

 

A REAÇÃO DO PODER EXECUTIVO E DO PODER LEGISLATIVO
Ao aumento exponencial de vítimas foi uma produção legislativa incomum. Entre a primeira portaria assinada e a publicação desta reportagem, foram editados nada menos que 440 atos legais na tentativa de conter o avanço da doença: de simples instruções normativas até duas Emendas Constitucionais, passando por resoluções, decretos, medidas provisórias e leis federais. (Fonte: Congresso Nacional).

 

SALVAÇÃO DA LAVOURA
Paulo Guedes agradeceu aos produtores rurais pelo extraordinário trabalho feito durante a pandemia do coronavírus. “O Brasil continuou se alimentando, continuou funcionando. Não adiantava só soltar o auxílio emergencial de um lado se os recursos quando chegassem às mãos da população, as prateleiras estivessem vazias nos supermercados. O pessoal do campo que manteve as prateleiras cheias”, disse ao participar da live nesta segunda-feira (10) do Fórum de Incentivo à Cadeia Leiteira, junto com a ministra Tereza Cristina e integrantes da equipe econômica.

 

DE ACORDO COM O MINISTRO
Graças ao setor agropecuário, as exportações brasileiras praticamente não foram afetadas nos últimos meses. “Caíram as exportações para a Europa, para os Estados Unidos, para a Argentina, mas foram remanejadas para a Ásia, para a China. De forma que as exportações do primeiro semestre estão praticamente no mesmo patamar do primeiro semestre do ano passado”. "O Brasil mais do que nunca depende do agro para ter sucesso", ressaltou Guedes. (Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Quirino Ribeiro
Sobre Quirino Ribeiro
Comentários e informações sobre política e economia de Santa Catarina
Brusque - SC
Atualizado às 01h38 - Fonte: Climatempo
17°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 25°

17° Sensação
7.3 km/h Vento
90.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Quinta (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias