“Quando jovens, aprendemos. Quando velhos, entendemos.” (ALBERT EINSTEIN)
EXPECTATIVA DE LONGEVIDADE
É o tempo médio de vida de uma população. No Brasil, segundo o IBGE a mulher vive em media de 4 a 7 anos a mais do que os homens. A Longevidade maior para as mulheres é uma característica mundial e independe de grau de desenvolvimento, etnia, cultura ou religião.
OS ESTUDIOSOS APONTAM
Como razões para a maior longevidade feminina: trabalhos exaustivos, ao estresse do dia a dia e as doenças em geral do que os homens. São mais atentas as questões de saúde e apresentam, na média, menores índices de alcoolismo, tabagismo ou outros hábitos inadequados e as mulheres são mais resistentes a doenças em geral.
O PAÍS ESTÁ ENVELHECENDO!
Porque a população brasileira está vivendo mais? Evolução da medicina como a cura de doenças, vacinas, diagnóstico precoce de doenças, novos e eficazes tratamentos; novos medicamentos; universalização do uso de maternidades e pré-natal; exames com diagnósticos mais precisos e com alta tecnologia, técnicas de cirurgia menos agressivas e mais eficientes, rede de esgoto, água tratada e clorada, coleta de lixo residencial, etc.
AUMENTO MÉDIO DA ESCOLARIDADE
Conhecimentos básicos de higiene e saúde; divulgação nos meios de comunicação de campanhas educativas ligadas á saúde e hábitos mais saudáveis de vida incluindo alimentação. Melhoria do nível médio de renda da população brasileira.
CONTRIBUÍRAM FATORES HISTÓRICOS
Como processo de industrialização e urbanização; controle da inflação nos anos 90 e valorização progressiva do salário mínimo; processo de globalização mundial possibilitando acesso mais fácil e barato a produtos e serviços que melhoraram a qualidade de vida além do ingresso da mulher no mercado de trabalho.
DADOS ATUALIZADOS
No Brasil, segundo o IBGE a expectativa de vida ao nascer em 2020 dos homens é de 73 anos, enquanto a das mulheres é de 80 anos. 0,12% da população é formada por homens com mais de 90 anos enquanto 0,24%, o dobro, é formado por mulheres com mais de 90 anos.
REGIONALMENTE
Santa Catarina apresenta a maior expectativa de vida, de 79,4 anos, seguida por Espírito Santo, 78,5 anos; Distrito Federal, 78,4 anos, e São Paulo, 78,4 anos, segundo dados divulgados pelo IBGE. Em 1940, quando o instituto deu início às estatísticas, a expectativa de vida era de apenas 45 anos.
IMPORTANCIA DO PODER PÚBLICO
Um bom exemplo é a Cidade do Idoso criada em 2008, na EFAPI. Chapecoenses com 60 anos ou mais, podem se divertir, avaliar a saúde, se exercitar, conhecer pessoas e fazer novos amigos. Clínica para avaliação médica e odontológica, check-up geral para identificar doenças já existentes ou potenciais riscos de desenvolverem patologias cardíacas e ortopédicas.
DIVERSAS ATIVIDADES FÍSICAS
Incluindo ginástica, musculação, pilates, caminhada orientada e hidroginástica com piscina aquecida. A diversão com o jogo de cartas, dominó e bocha em uma cancha exclusiva e sala de jogos. Música e a dança também estão presentes, são oferecidas aulas de dança, música e canto. Sala de alfabetização e aulas de informática básica. Há ainda alimentação completa e balanceada na cozinha comunitária.
A CIDADE DO IDOSO
Despertou e desperta o interesse externo. O complexo multiuso recebe constantemente a visita de administradores e técnicos interessados em levar a experiência de Chapecó para os seus municípios, estados e até outros países.