“Deixe que o vento leve o desnecessário para longe e traga boas novas”.
ELEIÇÃO MUNICIPAL COM CONTEXTO NACIONAL
Ao contrário de pleitos anteriores, nos quais as demandas locais prevaleceram, o pleito deste ano deve chamar os candidatos também para discutirem questões além da instância municipal.
AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Sempre se diferenciaram dos pleitos nacionais por conta de sua agenda: o eleitor se prende mais a detalhes locais, como a situação do seu bairro, ou até mesmo de sua rua, ficando distante das demandas que não o afetam no dia a dia, como política nacional e outras questões discutidas e avaliadas nos fóruns de Brasília e dos estados.
NO ENTANTO, A PESQUISA
Atualiza Dados Pesquisa e Inteligência Política, apontou para um dado que é novo, mas sem gerar surpresa. O eleitor pode definir seu voto não apenas em torno do que é oferecido a ele na base, mas também pelo que os políticos andam fazendo ou falando na instância nacional. A divisão que se estabeleceu na política desde o impeachment da ex-presidente Dilma, quando a discussão ficou na base do nós contra eles, continua sendo uma constante na ordem do dia, amplificada nos últimos anos pelas redes sociais.
POR ISSO, NÃO SERÁ SURPRESA
Se os postulantes ao posto de Prefeito de Chapecó e dos demais municípios forem induzidos a se posicionar também em torno do embate nacional. Se isso é bom ou ruim, vai depender de como a matéria será encaminhada. Há virtudes e defeitos em ambas as margens, e o eleitor será levado a avaliar essas questões.
MAIS DO QUE NUNCA
Porém, ele deve estar atento a essa nova agenda não só por conta do discurso que permeia as redes sociais, mas também pela prioridade que precisa ser dada a essas questões. Hoje há um vínculo direto entre as instâncias federativas por conta, por exemplo, da pandemia do coronavírus.
O GOVERNO FEDERAL FALA UMA COISA
Os governos estaduais defendem outra, e os prefeitos ficam à mercê desse cenário pendular, cujas oscilações comprometem claramente as políticas de enfrentamento à Covid-19. A falta de coordenação deixou os prefeitos – que estão na linha de frente – com a corda no pescoço, pois são sujeitos a críticas de todos os lados.
COMO ESSE TEMA
Certamente, também vai ser discutido, os candidatos devem estar aptos para avaliá-lo. E não será uma questão simples, pois o eleitor não irá se submeter ao simples declaratório, devendo cobrar ações factíveis dos postulantes ao cargo.
SAÚDE BUCAL
Campanha Julho Laranja aborda importância dos cuidados ortodônticos, com o objetivo de sensibilizar e informar a sociedade sobre a importância dos cuidados ortodônticos precoces e a prevenção de problemas de oclusão dentária (posição dos dentes e dos maxilares) nas crianças. Iniciado na criança por volta dos oito ou nove anos, e não apenas aos 12 anos. Afinal, a prevenção é o mais alto nível de bem-estar que o seu humano pode experimentar na área da saúde. Agende a consulta do seu pequeno(a) com um especialista em ortodontia da Risoeste, porque lá você é especial!
WEBINAR SOBRE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
Hoje as 10h30, A FIESC, o MAPA e a FAESC promovem evento virtual para debater a harmonização e a padronização dos procedimentos operativos da fiscalização federal sobre os produtos agropecuários na exportação e importação, que será transmitido pelo canal do Youtube da FIESC (www.youtube.com/fiescnet) e abordará os principais pontos para aprimorar a articulação institucional com o setor industrial.
SERÃO DETALHADAS
A emissão e a validade de certificados fitossanitários de exportação; inconformidades documentais em processos de importação de bebidas; requisitos sanitários de importação de produtos de origem animal; inconformidades documentais observadas na rotina diária de fiscalização e sua implicação no andamento/deferimento de processos. A Webinar reunirá os dirigentes que representam os Sindicatos Rurais associados à FAESC, além de empresários das agroindústrias catarinenses.