Terça, 11 de Agosto de 2020
(47) 98909-6266
Esportes Blog do Rodrigo

Protocolo falhou... campeonato parou

A teoria não deu certo na prática, e parada no campeonato é obrigatória para rever tudo que deu errado

11/07/2020 20h03
Por: Redação
Protocolo falhou... campeonato parou

A Federação Catarinense de Futebol não tinha outra coisa que fazer. Com a Secretaria de Saúde do Estado no cangote, o Sindicato dos Atletas prometendo ir à Justiça, três clubes informando casos positivos, com testes feitos antes e divulgados depois da rodada, não tinha como continuar o campeonato. Em um cenário de incerteza, onde claramente se vê que o bem escrito protocolo não deu certo na prática, melhor parar e reavaliar tudo.

Cada clube envolvido precisa, primeiro, ver onde aconteceu o erro: não é normal ter 14 pessoas na Chapecoense, mais 4 em Joinville (incluindo um titular e um reserva), mais alguns em Criciúma, um no Figueirense, o técnico do Marcílio... Santa Catarina tentou fazer um projeto de volta ao campeonato, explicou exaustivamente quais as regras, mas enfim... não deu. Agora é recuperar esse pessoal todo (a Chape já anunciou quarentena geral a partir de amanhã), e tentar planejar o futuro.

Vamos voltar a um tema já batido: valerá a pena tentar concluir o campeonato, agora que a CBF já fechou questão sobre o início do Brasileiro, que fatalmente fará com que aconteça um "encavalamento" de datas? Não tenho essa resposta. Ela está com os clubes e com a Federação, que manteve o primeiro jogo do playoff do rebaixamento para terça, em Tubarão. O que eu entendo disso: caso o campeonato não seja concluído, pelo menos o rebaixamento será definido, o que não vai trazer problemas para a segunda divisão, que tem três vagas de acesso confirmadas.

Pensando mais pra frente: se já temos problema grande no Estadual, com pequenos deslocamentos, imagina quando começar o Brasileirão e seus deslocamentos aéreos. E mais: imagine, por exemplo, na Série D, com suas dezenas de cidades em todos os 27 estados, com longas distâncias.

Fui defensor da volta do Estadual, em cima de toda profunda documentação bem formulada pela Federação e os clubes, mas é obrigatório aceitar que as regras tiveram problemas. Fiquei assustado ao ver que teve jogador testado na terça e cujo resultado saiu depois da rodada. Não tá certo, tenho certeza que tudo será revisto. Não tinha como ter jogo no domingo. Vamos aguardar os próximos capítulos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rodrigo Santos
Sobre Rodrigo Santos
O esporte catarinense em primeiro lugar, com informações e análises aprofundadas!
Brusque - SC
Atualizado às 22h11 - Fonte: Climatempo
16°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 27°

16° Sensação
9.6 km/h Vento
86.7% Umidade do ar
90% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (13/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias