Quinta, 16 de Julho de 2020
(47) 98909-6266
Coronavírus Covid-19

Casal recebe alta e está curado do coronavírus

Família, moradora do Centro de Brusque, é um exemplo de casos recuperados do novo coronavírus

25/06/2020 14h13
2.093
Por: Redação
Casal recebe alta e está curado do coronavírus

O sorriso que hoje acompanha Adriana Azevedo de Souza (45) e Diogo de Souza (50) por onde passam tem motivo especial. Exatos trinta dias após serem diagnosticados como novo coronavírus (Covid-19), eles receberam alta médica e estão curados da doença.  O casal soma-se aos muitos casos atendidos e monitorados pela Unimed Brusque. Agora, com a alta médica, eles receberam autorização para voltar à vida e seus empregos. A liberação ocorre um mês após os dois receberem o diagnóstico que mudou totalmente a rotina da família, que mora no Centro de Brusque.

Adriana fez sua primeira consulta dia 25 de maio e recebeu o resultado quatro dias depois. Já o esposo Diogo soube no mesmo dia. Logo iniciaram o período de isolamento social e o monitoramento clínico e de enfermagem, incluindo o telemonitoramento. Para Adriana, os sintomas iniciais não pareciam relacionados à doença. "Tive dor lombar e dor nas pernas. Então fui ao Centro de Triagem e depois, como a dor não cessava, vim ao Ambulatório da Unimed fazer o teste. Logo após ver minha tomografia, a Dra. Daniela me chamou e disse que eu estava com sinais de Pneumonia Viral, provavelmente causada pelo Covid-19, ou seja, o vírus estava no pulmão", lembra. Já em seguida foi iniciado o acompanhamento com orientações de isolamento, distanciamento social, medidas de suporte, telemonitoramento e, nesse caso, oferecida a opção de tratamento.

Adriana acredita que contraiu o vírus no trabalho pois, além dela, outras quatro pessoas também testaram positivo para Covid na empresa. O casal permaneceu isolado e com os filhos em casa, embora eles não tenham contraído a doença. "Eles ficaram mais no quarto, usamos banheiros separados, fazíamos comida de máscara e luva e, quando eles almoçavam, a gente se retirava. Os vizinhos, meu irmão e minha nora, se disponibilizaram em fazer compras. Deixavam tudo na porta e a gente recolhia", conta Adriana, grata pela ajuda que recebeu em um mês de isolamento. "Parecia tão longe e, de repente, o vírus estava com a gente, dentro da nossa casa. Mas saímos mais fortalecidos e com mais fé depois disso", comemora o casal.

Adriana se lembra da dificuldade que teve para enfrentar a doença que viveu. Não chegou a sentir falta de ar, nem tosse, mas a dor lombar e nas pernas, além de enjôo e dor de cabeça, causaram bastante desconforto. "Precisei de atendimento do SOS Unimed (ambulância), dia 29 de maio" lembra.

 

Aprendizados

Permanecer em isolamento ajudou o casal a refletir sobre o que realmente é importante. "Quando você está dentro de casa, isolado, onde há uma preocupação com você e com outras pessoas, você passa a dar valor às coisas simples da vida. Você não pode mais nem levar o lixo na rua, você se vê acuado. Vejo que as pessoas têm medo, como tiveram com a gente", comenta Diogo. "A gente não transmite mais, estamos curados, teoricamente não vamos mais pegar, mas as pessoas ainda têm medo, têm receio. Aí a gente sente na pele", observa Adriana.

 

Monitoramento

O casal foi acompanhado desde o início pela enfermeira da Unimed Brusque, Marlene Toniatto e pela pneumologista, Dra. Daniela Salvador Alves, além de toda a equipe de profissionais de saúde que faz parte do Ambulatório Especial.

Para agendamento de consultas em caso de suspeita da doença, basta entrar em contato pelos telefones 3251-2499. Os horários são marcados para que se tenha os devido cuidados com o distanciamento entre pacientes e o espaço não funciona como um pronto-atendimento.

Após a consulta médica, o paciente com suspeita de Covid-19, no próprio ambulatório realiza o teste, recebe o termo de isolamento e, via WhatsApp, passa a contar com orientações necessárias para cumprir o período de quarentena em casa, bem como tem acesso aos telefones de Urgência e Emergência do SOS Unimed. O paciente é acompanhado diariamente por telemonitoramento, no qual são observados os sintomas. Caso tenha exames pendentes, é informado sobre os resultados e, se necessário, retorna para atendimento presencial. A alta acontece apenas no término do isolamento.

Para aqueles pacientes que não querem passar por consulta e tem a curiosidade apenas de saber se já tiveram ou não contato com o vírus, a Unimed disponibiliza a dosagem quantitativa de IgM e IgG. Esse exame é feito de maneira particular, no Laboratório da Unimed Brusque.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brusque - SC

Brusque - Santa Catarina

Sobre o município
Brusque é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se na microrregião de Blumenau e na Mesorregião do Vale do Itajaí. Sua população estimada em 2019 é de 134.723 habitantes, sendo a 12ª maior do estado. Possui uma área de 283,446km²
Brusque - SC
Atualizado às 00h56 - Fonte: Climatempo
13°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 20°

13° Sensação
6.9 km/h Vento
76.9% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (17/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 26°

Sol e Chuva
Sábado (18/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias