Segunda, 16 de Maio de 2022
13°

Muitas nuvens

Brusque - SC

Política Quirino Ribeiro

Quirino Ribeiro: Tempo regulamentar se esgotando

Desde 3 de março até 1º de abril acontece a chamada “janela partidária”

22/03/2022 às 10h30
Por: Redação
Compartilhe:
Quirino Ribeiro: Tempo regulamentar se esgotando

Desde 3 de março até 1º de abril acontece a chamada “janela partidária”, período em que deputadas e deputados federais, estaduais e distritais poderão trocar de partido para concorrer ao pleito deste ano sem perder o mandato. Com a chegada do fim da janela partidária e do prazo de desincompatibilização, processo eleitoral começa a ganhar consistência no país

FALTANDO POUCOS DIAS

Para o encerramento, sinaliza aos partidos e aos candidatos que está chegando a hora de tomarem algum tipo de decisão. No cenário nacional, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, tem dupla decisão. A primeira envolve sua filiação ao PSD. Um dos principais quadros do PSDB gaúcho, ele tem sido pressionado a continuar no ninho tucano sob a perspectiva de ainda ser o candidato da legenda caso o paulista João Doria não decole. A outra é sua permanência ou não à frente do Estado. Os gaúchos, por tradição, não renovam mandatos de governador, e Leite, se ficar, deve tentar um segundo mandato.

AS DECISÕES

Começam a ser tomadas à medida que o tempo avança, e o eleitor já começa a avaliar a campanha com um olhar mais comprometido. A chamada terceira via está na fase mais crítica, pois ainda não deslanchou.

BOLSONARO E LULA

Têm outras preocupações. Enquanto o petista já enquadrou o seu partido e vai confirmar o ex-governador Geraldo Alckmin como seu vice, o presidente da República ainda conversa com o Centrão – que deseja a indicação – para convencê-los de que o general Braga Neto, atual ministro da Defesa, é o quadro mais qualificado para ser o seu número dois. O atual, general Hamilton Mourão, já jogou a toalha, filiou-se ao Republicanos e deve disputar o Senado pelo RS.

NUM CENÁRIO

Em que as alianças são estratégicas, as conversas ganham corpo. As lideranças partidárias são pragmáticas e não colocam – embora devessem – os programas de governo como prioridade. Enquanto o modelo de coalizão prevalecer, o debate se dá em torno de oportunidades nas estruturas de poder. O próprio Centrão é pródigo nessa estratégia, bastando ver seu histórico: desde o Governo Fernando Henrique está no poder. Seus dirigentes, hoje ao lado do presidente Jair Bolsonaro, já estiveram nos palanques de Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer. Em meio às discussões, os acordos estaduais são fundamentais. O jogo já está sendo jogado.

SUINOCULTURA EM SC

Os catarinenses são os maiores produtores e exportadores de carne suína do Brasil. Em 2021, as agroindústrias instaladas no estado embarcaram 578,5 mil toneladas do produto com destino a 67 países, nos mercados mais exigentes e competitivos do mundo. No último ano, as vendas internacionais geraram receitas de US$ 1,4 bilhão – um aumento de 19% em comparação a 2021.

AO LONGO DOS ANOS

SC se consolidou como grande fornecedor de proteína animal, com um grande foco na saúde animal e defesa agropecuária. Com um status sanitário diferenciado, que demonstra a qualidade da sua produção, a carne catarinense é comercializada nos países mais exigentes do mundo.

JORGE LIMA – GERENTE EXECUTIVO DO SINDICARNE.

“Estamos preparados para atender o Canadá com excelência e sanidade. Essa notícia vem em muito boa hora e esperamos poder fomentar nosso setor, numa retomada de crescimento da economia mundial. Em breve, pretendemos ter um incremento de renda, de produção e na produtividade. Sempre respeitando os pilares de sanidade, nutrição e genética, em consonância com as regras ambientais nos habilitando acessar o tão importante mercado canadense”, que mesmo sendo o sétimo maior produtor mundial de carne suína, é um grande importador. Em 2021, o país adquiriu 260 mil toneladas do produto, principalmente dos Estados Unidos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Quirino Ribeiro
Quirino Ribeiro
Sobre Comentários e informações sobre política e economia de Santa Catarina
Brusque - SC Atualizado às 07h40 - Fonte: ClimaTempo
13°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 23°

Ter 20°C 10°C
Qua 19°C 11°C
Qui 21°C 13°C
Sex 22°C 10°C
Sáb 20°C 9°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias