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Quirino Ribeiro: a Importância da Ferroeste

O interesse catarinense nessa obra reside na necessidade de encontrar uma via para buscar mais de 6 milhões de toneladas de milho

15/03/2022 às 07h24
Por: Redação
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A construção de uma ferrovia ligando Chapecó, no oeste catarinense, com o sudoeste do Paraná é um projeto que está sendo discutido desde a primeira década desse século. O interesse catarinense nessa obra reside na necessidade de encontrar uma via para buscar mais de 6 milhões de toneladas de milho no centro-oeste brasileiro para alimentar as cadeias produtivas da suinocultura e da avicultura industrial barriga-verde.

A FERROVIA PARANAENSE FERROESTE

Apresentou ao governo federal proposta para implantar trecho de ferrovia ligando Cascavel, no oeste paranaense, a Chapecó, em Santa Catarina, aproveitando os incentivos do recém- lançado programa Pró Trilhos.

A CONSTRUÇÃO DO RAMAL DE CHAPECÓ

Se interconectará com a futura extensão de Cascavel (PR) até Maracaju (MS), ligando Santa Catarina ao Mato Grosso, passando pelo sudoeste e oeste paranaense. O novo trecho terá uma extensão de 286 quilômetros e está orçado em R$ 6 bilhões, recursos que serão obtidos mediante parcerias público-privadas (PPP). O Ministério da Infraestrutura lançou o novo programa ferroviário nacional neste mês e já recebeu projetos para 11 novas ferrovias no país.

O INTERESSE DO EMPRESARIADO

Em investimentos ferroviários resulta da Medida Provisória 1.065/2021, editada pelo Governo, criando o novo programa Pró Trilhos, que tem como diferencial o modelo de concessão por autorização. Essa alternativa prevê menos exigências a investidores e também não requer a devolução da obra no fim da concessão.

JOSÉ ZEFERINO PEDROZO – PRESIDENTE DA FAESC

Espera que esse novo modelo acelere as ferrovias e solucione um gargalo logístico histórico de Santa Catarina, que é a dificuldade para trazer grãos da região centro-oeste do País para nutrição animal. O novo regime agiliza a tramitação e a aprovação porque dispensa leilões públicos: a própria empresa propõe ao governo o projeto e o interesse em construir e operar uma ferrovia. A intervenção regulatória é muito menor que nas concessões.

A CONSTRUÇÃO DE UM RAMAL DA FERROESTE PARA CHAPECÓ

É discutida desde 2008, quando o Governo do Paraná contratou a primeira fase do estudo de viabilidade técnica para expansão da Ferroeste para o sudoeste do Paraná e o oeste de Santa Catarina. O contrato – que nunca chegou a ser executado – era um passo necessário para verificação das condições de viabilidade técnica, econômica e financeira de uma ligação ferroviária entre o trecho existente (Guarapuava – Cascavel) e o sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina, até Chapecó.

FERROVIA CASCAVEL/CHAPECÓ

A diretoria executiva da ACIC apresentou a proposta de uma ligação ferroviária entre Cascavel (PR) e Chapecó (SC). O presidente da ACIC Lenoir Broch frisou que o estudo de viabilidade desse trecho da ferrovia é custeado pela iniciativa privada. A intenção é que esse ramal entre no leilão que o Governo Federal deve realizar em junho próximo. Broch enfatizou que a construção de ferrovias para escoamento da produção e do transporte de matérias-primas para garantir o desenvolvimento e a competitividade da região oeste catarinense é uma reivindicação da ACIC há mais de 30 anos.

PARA DAR CELERIDADE AO PROJETO

Importantes entidades catarinenses – ACIC, ABPA, CEC, Facisc, Faesc, Fiesc, Ocesc e Sindicarne decidiram custear o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental no valor de R$750 mil reais, de um ramal da Ferroeste entre Cascavel e Chapecó. O projeto contempla um trecho de aproximadamente 298 quilômetros.

LENOIR BROCK

Enfatizou: “Unimos forças em um intenso movimento de cooperação com o objetivo de acelerar o projeto e, consequentemente, a construção do ramal ferroviário. Com o estudo pronto, queremos potencializar a atração de investimentos para o leilão desse trecho. Há décadas reivindicamos ferrovias e estávamos sem perspectivas, agora há vários projetos em discussão no País e em Santa Catarina”.

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Quirino Ribeiro
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