Segunda, 06 de Julho de 2020
(47) 98909-6266
Esportes Campeonato

Campeonato Catarinense de 2020 tem nova fórmula de disputa

Campeonato Catarinense de 2020 tem nova fórmula de disputa

20/11/2019 20h56 Atualizada há 7 meses
26
Por: Redação
Campeonato Catarinense de 2020 tem nova fórmula de disputa

Está definido o formato do Campeonato Catarinense da Série A 2020. A diretoria da Federação Catarinense de Futebol recebeu na tarde desta 4ª feira (20), na sede da Entidade, em Balneário Camboriú, presidentes e representantes dos dez clubes participantes na reunião do Conselho Técnico que alterou a forma de disputa e o regulamento da competição. O Catarinense Série A 2020 terá bola rolando no dia 22 de janeiro e conhecerá seu campeão no dia 26 de abril.

Os membros do conselho técnico discutiram e votaram a forma de disputa do Catarinense Série A 2020. Com duas formas propostas, uma apresentada pela Federação Catarinense de Futebol e outra pela SC Clubes a decisão foi através de voto qualitativo, por 47 votos contra 8, em maioria absoluta, a forma proposta da SC Clubes foi aprovada pelo conselho técnico. Avaí, Chapecoense, Figueirense, Criciúma, Brusque, Joinville, Tubarão e Juventus votaram na forma da SC Clubes, enquanto Marcílio Dias e Concórdia optaram pelo formato proposto pela FCF.

Conforme a forma aprovada, o Catarinense Série A 2020 será disputado em quatro fases: inicial, quartas de finais, semifinais e finais. Na 1ª fase os clubes se enfrentarão no sistema de pontos corridos somente em turno. Após as nove rodadas os oito primeiros colocados estarão classificados para 2ª Fase – Quartas de Finais. O 1º colocado enfrentará o 8º, o 2º encara o 7º, o 3º colocado pegará o 6º e o 4º colocado enfrentará o 5º classificado.

A partir da 2ª fase das equipes classificadas se enfrentarão no sistema de confronto eliminatório, em jogos de ida e volta, os populares e emocionantes mata-matas até a definição do campeão! Nas fases de confronto eliminatório os critérios serão: número de pontos, saldo de gols e decisão por pênaltis.

Rebaixamento
Com a nova forma de disputa do Catarinense Série A, para 2021 somente um clube será rebaixado. As equipes que após a 1ª fase ficarem na 9ª e 10ª posições se enfrentarão também em confronto eliminatório, jogos de ida e volta, para definir a equipe rebaixada.

No mata-mata do rebaixamento a equipe que somar mais pontos ao final da partida de volta segue na Série A. Em caso de empate em número de pontos, a equipe com melhor saldo de permanece na elite. Persistindo o empate no saldo de gols a equipe mandante da partida de volta fica na Série A.

Manual de Infraestrutura
Instituído em 2017 na gestão do presidente Rubens Angelotti, o Manual de Infraestrutura prevê uma série de melhorias gradativas na infraestrutura dos estádios dos clubes catarinenses. Os três clubes que ascenderão ao Campeonato Catarinense da Série A de 2021 deverão obrigatoriamente cumprir as diretrizes do manual, caso contrário sofrerão as sanções previstas no regulamento e não terão o acesso consumado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brusque - SC
Atualizado às 03h59 - Fonte: Climatempo
17°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 20°

17° Sensação
8.3 km/h Vento
76.1% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (07/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (08/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias