Quarta, 18 de Maio de 2022
10°

Muitas nuvens

Brusque - SC

Tecnologia Santa Catarina

Pesquisadores de SC conquistam primeiras colocações em prêmio nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Santa Catarina foi um dos destaques no 1º Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Francisco Romeu Landi. O Estado conquistou o ...

09/12/2021 às 17h10
Por: Redação Fonte: Secom Santa Catarina
Compartilhe:
Foto: Divulgação / Fapesc
Foto: Divulgação / Fapesc

Santa Catarina foi um dos destaques no 1º Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Francisco Romeu Landi. O Estado conquistou o primeiro lugar na categoria Profissional de Comunicação com Eonir Teresinha Malgaresi, jornalista da Epagri; o segundo lugar na categoria Pesquisador Destaque – Ciências Exatas e da Terra, com Aloisio Nelmo Klein, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e o terceiro lugar na categoria Pesquisador Destaque – Ciências da Vida com o professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Felipe Dal Pizzol.

Os três representantes catarinenses foram indicados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e completam o quadro dos 18 finalistas que representam diversos estados brasileiros. O resultado foi divulgado durante o Fórum do Conselho das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), em Foz do Iguaçu, no Paraná, nesta quinta-feira, 9.

O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, acompanhou a premiação e ressaltou a importância que o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina tem para o país. “Para nós da Fapesc é uma honra termos três representantes num prêmio nacional que reconhece pesquisadores, empreendedores e aquelas que atuam na difusão da ciência, tecnologia e inovação do nosso país. São três profissionais que estão levando o nome de Santa Catarina para todo Brasil. Parabenizo a todos que receberam esta premiação, mas também a todos que concorreram e aos que fazem parte desta jornada que tem elevado o nome de Santa Catarina no cenário nacional”.

Eonir acompanhou de perto a divulgação do resultado e não escondeu a emoção ao ser reconhecida com o primeiro lugar na categoria Profissional da Comunicação, resultado de uma trajetória de 36 anos dedicados ao jornalismo científico, à difusão de conhecimentos gerados pelos pesquisadores, especialmente direcionados ao desenvolvimento sustentável do meio rural catarinense. “A pesquisa de Santa Catarina é fantástica e é necessário que a sociedade tenha conhecimento do que é produzido nos laboratórios, nas universidades e nas estações de pesquisas”, observa Eonir. “Valorizamos o que conhecemos e, nós, profissionais da Comunicação, temos o desafio cada vez maior de aproximar a ciência e a sociedade. Com uma linguagem simples, acessível, fazendo com que a população entenda a importância do resultado que chega até suas mãos”, completa a premiada.

O Professor Aloísio Nelmo Klein também acompanhou a cerimônia de premiação. Para ele, a ideia de premiar pesquisadores é um excelente incentivo para quem dedica uma vida toda à pesquisa. “Sempre que realizei meu trabalho não foi pensando em um dia ser premiado, mas o resultado acabou nos trazendo até aqui. Para mim, o mais importante é o capital humano, são as pessoas que passaram por mim”, afirmou o professor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brusque - SC Atualizado às 02h56 - Fonte: ClimaTempo
10°
Muitas nuvens

Mín. 10° Máx. 20°

Qui 21°C 10°C
Sex 21°C 7°C
Sáb 22°C 8°C
Dom 22°C 12°C
Seg 22°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias