Ah nossos idosos, nossos queridos, pais, mães, avós e que com o passar dos anos, vão sentindo o peso da vida. E isso é normal? É normal parar, ou melhor, paralisar a vida de quem sempre fez, ou sempre esteve ativo? Pois então, baseado nessas incógnitas, busquei uma querida, que trabalha com esse público-alvo: os idosos; Fernanda Freitag, fisioterapeuta, mestre em Neurologia pela USP, trouxe ao Programa da Gi de número 99 (é estamos chegando ao programa de número 100) essa explicação e demonstração da necessidade de nos mantermos ativos ao longo dos anos, especialmente nesse período da nossa vida: a terceira idade. (assista ao vídeo à seguir).
Junto de Fernanda, estava dona Arlete, sua paciente, contando sua história; chegou na carreira de rodas, com dores terríveis e com essa impossibilidade de se locomover; após avaliação de Fernanda, Dona Arlete, seguindo orientações procurou um médico neurologista; baseado nisso começou um trabalho orientado de maneira a conciliar corpo e mente; Dona Arlete trata sobre neuropatia advinda da diabetes. Sim, foi o açúcar que literalmente “paralisou” todo seu corpo. E olha a importância de olharmos pra isso: quantas pessoas conhecemos que lidam com a glicose alta e muitas vezes não dão a devida atenção. Pois bem, o trabalho foi de confiança, tratando especialmente com exercícios que tratam os pés, a ativação de toda essa musculatura e principalmente o trabalho de manter o tônus muscular em dia, capaz de se manter “firme” para realizar a caminhada.
Fernanda citou o “padrão ouro”: aquele que envolve o pensar, aliado ao movimento. Usou o exemplo do Xbox, que estimula dessa forma; sempre com orientação e cuidado claro.
O ir até na cozinha, chegar até lá e lembrar o que foi buscar, pegar; simples para quem é novo e um esforço pra mais idade.
Nesse bate-papo e demonstração dos exercícios, vale o estímulo, assim como os bebês, lembra? Quanto mais estímulo, melhor o desenvolvimento. Sabe aquela história da senhorinha dos 90 e tantos anos que ainda cozinha, do seu jeitinho, leva lixo, varre e assim por diante… que coisa linda! Isso é ter qualidade de vida… ter vida aos dias. Estimular e cuidar … assim queremos ter nossos queridos e amados idosos por perto.
Um grande abraço, fiquem com Deus, com uma semana abençoada.
E não percam o Programa da Gi de número 100, na próxima terça às 20:45.
Cuida-se Saúde seu bem mais precioso!
Gi Pavan
Mín. 16° Máx. 33°