O tempo esfriou, a preguiça bateu, o casaco “Tampou”, o projeto verão acabou… pois então, vim justamente falar do que acontece todos os anos nesse período do ano: o abandono da prática de exercícios físicos. Acontece o mesmo com você? Não? Que coisa boa, meus parabéns! Você está na lista das pessoas que encaram o exercício físico no frio com saúde, qualidade de vida e bem estar; se Não, “cola” em mim e na Personal Trainer Catiane da Cruz, a Cati da Studio Estilo Pilates que iremos dar boas razões pra você não parar de se exercitar nesses dias frios.
Pois bem, nosso corpo, saúde, não conhece estação do ano, na verdade até comentamos, se a gente mantivesse a alimentação das demais estações do ano no inverno, iríamos emagrecer; sério isso? Pois então, nosso corpo precisa “Trabalhar” muito mais para manter a temperatura corporal, combatendo o frio. Aí que está também: não queremos comer as “comidinhas” leves, precisamos de reforço, de “sustança”, de algo que nos aquece e que geralmente é mais calórico. Daí muito mais importante continuar se exercitando. (Dica 1).
E quanto às dores no corpo
Bem como comentou Cati, a gente se projeta a se proteger do frio, se encurvar, ficar rígido, tenso, e eu já disse: encarangado não é verdade? Na tentativa de aquecer… quando na verdade, a gente passa a sentir mais dores… as próprias articulações, o encurtamento muscular, vão piorando ao longo dos dias, sem uma devido movimentação (Dica 2): se exercitar vai te ajudar em muito a diminuir essas dores.
E a questão emocional?
Eu sempre costumo dizer e já comentei em alguns programas: o tripé contra a depressão por exemplo: medicação quando necessário, acompanhamento de psicoterapia e exercícios físicos. Que combinação incrível pra você “salvar” a vida de uma pessoa depressiva e muita , muita compreensão das pessoas que estão ao redor, para entender e compreender. (Dica 3: faz bem pra cabeça). Segundo Cati, em países muito frios, a incidência de depressão por essas pessoas que acabam não se exercitando é muito maior. Imagina a quantidade de endorfinas, serotoninas que são liberadas durante o exercício fisico? Isso nenhum remédio tem …
E como faz pra sair e ir?
Quanto custou a construção do teu hábito? (Dica 4: não deixa perder o hábito de se exercitar); a manhã que você vai, o horário do almoço ou no final do dia… imagina o tempo que se dedicou a construir isso e de repente num inverno tudo se perde? (Dica 5: faça o que você tem vontade de fazer): comentamos assim: cansou, troca, enjoou, troca, vai conhecendo inúmeras atividades, se apaixone, mude, volte, seja individual, seja coletivo, e está tudo bem… se permita! Só não pare … Cati até comentou: risco de infarto ele é maior nesse período do ano… e por que parar? “O movimento cura”, diz ela e eu digo: “a gente nasceu pra se movimentar!”
Então vamos lá?:
Cuide-se saúde seu bem mais precioso!
Beijos da Gi Pavan Personal Trainer
Mín. 12° Máx. 25°