Sexta, 22 de Outubro de 2021
20°

Poucas nuvens

Brusque - SC

Saúde Blog da Gi Pavan

Chutando o balde !

Entenda a importância de ser flexivel consigo mesmo

27/06/2021 às 20h00 Atualizada em 27/06/2021 às 20h28
Por: Gi Pavan
Compartilhe:
Chutando o balde !

“E ai chutou o balde?”

 

Essa é uma expressão usada, geralmente final de semana quando acaba-se saindo da dieta, da alimentação saudável e deixa-se bem pra lá o exercício físico. Acontece com você? Ou consegue se manter focado geralmente nesse período?

 

8 ou 80?

 

Se você respondeu que se mantém focado: tranquilo; mas eu posso garantir que a grande maioria das pessoas estão na primeira opção: de extrapolar, tanto na comida ou quanto na ausência de exercícios físicos… Mas o que vai fazer você manter a saúde em dia é retomar os cuidados que você vem tendo durante a semana: os dias de praticar exercícios físicos, a água que você bebe (que inclusive é esquecida ou trocada por muito álcool no final de semana), as frutas, as verduras, a melhora do sono. Ruim de verdade, seria “ chutar o balde e não buscá-lo”; algumas pessoas funcionam no modo: 8 ou 80! Já ouviu falar? Ou acontece isso com você? De ser extremamente disciplinado e inflexível nesses itens acima citados somente por um período (dias, semanas), ou seja, passam pelo final de semana, sem comer nem um docinho a mais, ou extrapolam na quantidade de exercícios físicos (cansam ao extremo )e daí quando no primeiro deslize, seja numa sobremesa “proibida” ou não conseguir treinar na segunda- feira acabam com o que começaram até agora. Como se a frustração da não perfeição levasse facilmente à desistência. E volta-se ao início do ciclo vicioso: começar (agora vai), ficar um tempo e desistir.

 

A importância de ser flexível consigo mesmo

 

Comeu, bebeu, não saiu do sofá e dormiu além da conta final de semana? Que trágico né? Mas o que seria pior? Fazer tudo isso e continuar assim na segunda-feira ou retomar com tua rotina? Se você ainda não consegue manter a “linha” 100% no final de semana, não desista de recomeçar a cada segunda feira! Invista em você, peça ajuda, criar a consciência para se alimentar bem precisa de boa orientação, os nutricionistas vão criar cardápios e estratégias pra você ganhar saúde; praticar exercícios é apenas sair caminhando ou correndo ou “puxando ferro”? Muito cuidado: nós professores de Educação Física, estudamos para garantir a boa saúde física: olhar a pessoa como um todo: o personal trainer ajuda muito de forma individualizada, tanto na frequência de dias treinados, a cobrança é maior, a escuta também (no meu caso atuo com a parte física aliada à psicanálise) e a segurança na execução dos exercícios. E se justamente não se consegue começar ou voltar ao plano, por razões emocionais e psicológicas, então o psicólogo é o melhor dos começos: o que te leva a comer tanto? Que sentimentos que a comida mascara? Disfarça a dor, a falta?

Ficam esses questionamentos para que você se permita ser ajudado, como eu fui: consegui eliminar 10kg e manter entre finais de semanas de “comilança” às semanas completas de treino. Viva o equilíbrio…

 

Cuide-se Saúde seu bem mais precioso!

 

Abraço, Gi Pavan Personal Trainer

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Gi Pavan
Gi Pavan
Sobre Dicas de saúde, qualidade de vida e bem estar!
Brusque - SC Atualizado às 12h47 - Fonte: ClimaTempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 28°

Sáb 27°C 16°C
Dom 25°C 17°C
Seg 26°C 15°C
Ter 28°C 15°C
Qua 23°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias