Home / Geral / Morre, aos 94 anos, o Pastor Lindolfo Weingartner, da Igreja Luterana

Morre, aos 94 anos, o Pastor Lindolfo Weingartner, da Igreja Luterana

Faleceu na tarde desta terça (20), aos 94 anos de idade, o pastor Lindolfo Weingartner, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana. Ele estava internado no Hospital Azambuja, onde se recuperava de diversas complicações. Nos últimos meses, apresentava-se bastante debilitado.

Lindolfo era pastor emérito na Paróquia Martim Lutero, localizada no bairro Batêas. Seu corpo será velado a partir das 19h30min desta terça, na Igreja Luterana do Centro. O sepultamento está marcado para esta quarta (21), no cemitério luterano.

Lindolfo Weingärtner nasceu em Santa Isabel – município de Águas Mornas/SC – no dia 27 de agosto de 1923. Preparando-se para estudar Teologia e ingressar no pastorado, foi estudar em São Leopoldo no Instituto Pré-Teológico. Este curso foi interrompido em outubro de 1942, quando ele foi convocado, junto com outros alunos, para exercer o trabalho pastoral nas comunidades, cujos pastores foram proibidos de trabalhar pelo decreto de nacionalização.

Em 1948 trabalhou como pastor em Timbó (SC), e depois em Ituporanga (SC). Em 1950 assumiu a direção da Escola Evangélica em Panambi (RS). Em 1953, voltou a atuar em comunidade, desta feita em Itoupava Central, depois em Brusque (SC). Em 1960 atendeu ao chamado da direção da Igreja e passou a lecionar na cadeira de Teologia Prática na Faculdade de Teologia, onde trabalhou por 11 anos. Neste período fez o seu doutorado na Universidade de Erlangen na Alemanha, versando sobre Umbanda, publicado em 1969. Ele foi o primeiro docente brasileiro, de tempo integral, a ministrar aulas em português na Faculdade de Teologia.

Seu último campo de trabalho, antes da aposentadoria, foi de 01-03-1972 até 31-07-1975 na Paróquia da Paz, em Joinville..

Lindolfo Weingärtner foi casado com Margarida Elisabeth. O casal teve duas filhas e dois filhos. Depois de viuvar, Weingärtner casou com Erna Jönk.

O pastor  recebeu, no dia 28 de março de 2001, durante culto que comemorou os 55 anos da EST, o título de Professor Emérito da Escola Superior de Teologia (EST). Conhecido como pastor e professor, poeta e escritor, Lindolfo Weingärtner tem vários títulos publicados no Brasil e no exterior.

 

Veja Também

Secretaria da Educação terá endereço na web para cadastro do kit merenda

A Secretaria da Educação da Prefeitura de Brusque terá a partir de segunda-feira (25) um ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.