Home / Economia / Indústrias de calçados de São João Batista retornam ao trabalho no dia 7

Indústrias de calçados de São João Batista retornam ao trabalho no dia 7

Na tarde desta quarta-feira, 1º, empresários e funcionários do setor de Recursos Humanos das indústrias calçadistas de São João Batista participaram de uma capacitação, na Associação da Componarte. O intuito foi preparar esses profissionais para organizarem o retorno das atividades nas empresas, na próxima terça-feira, 7.
A capacitação foi promovida pelo Sindicato das Indústrias de Calçados (Sincasjb), com a presença da secretária de Saúde, Karin Leopoldo, diretora da Vigilância Epidemiológica, Aline Paulista, responsável pela Vigilância Sanitária, Jairo Pereira, e o técnico de Segurança do Trabalho, Elisandro dos Santos.
Durante o encontro, foram apresentadas as exigências conforme decreto do Governo de Santa Catarina.
O presidente do Sincasjb, Almir Manoel Atanázio dos Santos, explicou que é preciso organizar o retorno com todas as medidas de segurança, e assim, evitar o contágio do covid-19. “Estamos preocupados com a saúde de nossos colaboradores, por isso, pensamos em ações que ajudem a fazer com que esse vírus não chegue em nosso município”, diz.
A secretária de Saúde repassou aos profissionais os dados referentes a São João Batista. Apesar de não haver nenhum caso confirmado no município, os casos monitorados têm aumentado significativamente. Esses casos, segundo Karin, são pessoas que apresentaram sintomas leves de covid-19, mas não se enquadram nos critérios para realização do exame. Por isso, precisam ficar em quarentena total. “Esses casos começaram a aumentar depois que as pessoas passaram a ignorar o isolamento social e começaram a sair de suas casas”, conta.
Os profissionais da saúde se colocaram à disposição das empresas, caso haja necessidade de uma conversa direta com os colaboradores. “Vamos até a empresa para orientar os funcionários que talvez não estejam entendendo a situação”, frisa Jairo.

Retorno definido
Conforme acordo entre o Sincasjb e o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Calçados (Sintrical), a paralisação das empresas segue até segunda-feira, 6, com retorno na terça-feira, 7.
No início da semana, na segunda-feira, 30, a entidade patronal se reuniu com empresários para definir o retorno das indústrias. Desta forma, foram definidas algumas ações para ajudar as empresas com as orientações aos funcionários.
Entre as ações definidas, ficou acertado para o Sincasjb confeccionar uma cartilha explicativa para instruir os trabalhadores de como voltar ao trabalho. Além disso, será feito um mutirão para confeccionar máscaras e distribuir aos funcionários. A Quimicolla também se disponibilizou a produzir álcool 70% para as empresas.
As empresas deverão ainda retornar com capacidade reduzida, conforme prevê a determinação do decreto estadual. 

Veja Também

Bandeiras tarifárias de energia não serão cobradas até o fim do ano

A Agência Nacional de Energia Elétrica bateu o martelo e decidiu que não haverá cobrança ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.