Home / Saúde / Hospital Dom Joaquim terá pronto atendimento 24h em finais de semana e feriados

Hospital Dom Joaquim terá pronto atendimento 24h em finais de semana e feriados

A partir do primeiro final de semana do mês de novembro, Brusque passa a ter mais uma opção de atendimento público hospitalar nos finais de semana e feriados. Graças ao convênio firmado pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde com o Hospital Dom Joaquim, o local passará a atender também todas as demandas do Pronto Socorro, entre as 18h de sexta-feira até as 22h de segunda. Nos feriados, o atendimento começa na véspera as 18h e se estende por 37 horas, só terminando um dia após, as 7h.

O ato de assinatura foi realizado na tarde desta quinta-feira (24) no gabinete do prefeito com a presença de autoridades municipais, representantes do hospital e ainda os vereadores Ivan Martins, Jean Pirola e Joaquim Costa, representando o Poder Legislativo.

A medida, segundo o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, visa desafogar o atendimento do fluxo intenso do Hospital de Azambuja, que até então era a única entidade credenciada a fazer esse tipo de acolhimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Nossa intenção é proporcionar aos moradores daquela grande região onde está inserido o hospital, e também, ter uma opção aos demais munícipes, que poderão procurar o Dom Joaquim a qualquer momento nos finais de semana e feriados”, analisa o prefeito.

O vice-prefeito Ari Vequi, informa que o convênio, com duração de 14 meses, vai durar até o final de 2020, e tem um valor global de R$ 7.847.628,58. Segundo o ele, este é um marco na história da Saúde de Brusque, que pela primeira vez, terá dois hospitais com atendimento público através de seus Prontos Socorro. Ainda segundo Vequi “os casos mais graves, como os atendimentos vindos do SAMU e Corpo de Bombeiros, continuarão a serem atendidos pelo Azambuja, até porque ele possui um leque maior de especialidades”.

Já Humberto Martins Fornari, Secretário de Saúde de Brusque, a construção dessa conquista começou há algum tempo, e demandou a readequação de orçamentos de 2019 e 2020. Porém, segundo ele, a medida vai trazer a curto e médio prazo, um avanço na rapidez nas consultas dos prontos socorros, já que com o credenciamento do Hospital Dom Joaquim, a tendência é diminua a demora e a fila de espera no Azambuja. “Nós precisamos avançar no Pronto Atendimento da Saúde Pública. Hoje é um momento histórico, pois o Dom Joaquim tem 54 anos e pela primeira vez o hospital abre as portas para a população em urgências e emergências”, comemora do Secretário.

Vera Lúcia Civinsky, enfermeira responsável, diz que os funcionários e direção estão muito confiantes com essa parceria, uma vez que prestes a completar 55 anos de fundação, este é um momento de conquista para todos. “Quem ganha é cidade de Brusque, o hospital e principalmente nossa população que terá uma segunda opção prestando serviço. O Dom Joaquim estará de portas abertas para todos”, finaliza.

Veja Também

Secretaria de Saúde divulga balanço da campanha de vacinação contra o Sarampo

No último sábado (19), em todo o Brasil, foi o Dia de Intensificação de Vacinação ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.