Home / Geral / Fundação Cultural promove visita à Villa Renaux

Fundação Cultural promove visita à Villa Renaux

Após uma breve caminhada por uma estradinha estreita e rodeada de vegetação, cerca de 40 pessoas puderam conhecer, na noite desta quarta-feira (1º), um dos símbolos da história de Brusque e região. A Fundação Cultural promoveu uma visita guiada à Villa Renaux, residência do Cônsul Carlos Renaux.

Os participantes foram recepcionados com o documentário “Quatro Parênteses” que fala sobre alguns dos casarões antigos da cidade e foi produzido por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC).

Em seguida a professora Rosemari Glatz contou a história do Cônsul, de seus feitos e seu legado e também da casa que foi construída na década de 1930. “Ele era um visionário, teve negócios diversificados e também se envolveu com a política. A história da economia da nossa cidade passa por ele”.

Muitos dos visitantes estavam curiosos para ver ou rever a casa, assim como a secretária Liliane Besser Moreira Tristão. “Foi maravilhoso ver um pouco da história, toda esta engenharia, arquitetura. Faz parte da história de todo brusquense, e ainda mais para mim que trabalhei durante anos na Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, assim como meu pai, meu avô, meus tios”.

O coordenador da Fundação Cultural, Igor Balbinot, destaca que o local é um ícone da história da economia da região. “Este é um patrimônio que não pode se perder. O local já está em processo de tombamento e queremos preservar esta história”. Ele ressalta que a fundação já trabalha em parceria com a Unifebe para que mais visitas sejam feitas a casa.

Veja Também

AMA Brusque elege nova diretoria

Foi realizada na noite de terça-feira, 12 de novembro, a Assembleia Extraordinária, que elegeu a ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.