Home / Economia / Fairtec vai apresentar soluções em inovações, tecnologias e materiais sustentáveis

Fairtec vai apresentar soluções em inovações, tecnologias e materiais sustentáveis

A 5ª edição da Feira Tecnológica da Construção Civil (Fairtec), que ocorre de 11 a 15 de setembro, no Pavilhão da Fenarreco, em Brusque, vai apresentar novidades para quem pretende construir, reformar, decorar e até realizar o sonho da casa própria. Várias empresas estarão apresentando seus lançamentos em apartamentos e um dos expositores estará com opções em consórcios, além da Viacredi disponibilizando linhas de crédito para a aquisição de bens e imóveis.

O tema desse ano é inovação, tecnologia e materiais sustentáveis. Entre as opções para quem quer preservar o meio ambiente, há duas empresas que trabalham com energia solar: Rakia e Rudnik. A feira ocorre a cada dois anos e a cada edição traz mais novidades para o segmento.

Segundo o presidente do Sinduscon, entidade que realiza o evento, sob a coordenação da Andrade Eventos, Ademir José Pereira, a Fairtec já é considerada pelos expositores o maior evento da construção civil da Região Sul. “Acreditamos que essa edição irá superar o volume de negócios da edição de 2017, que passou de R$ 15 milhões e mais de 15 mil visitantes”, afirma.

Entre os diferencias de 2019 está a aula prática de NR35 em altura, feito em andaimes, com certificação, que está sendo organizada pela Preventiva Equipamentos de Segurança em parceria com a Stop Fire Soluções Contra Incêndios. Além de conhecer o que há de novidade em equipamentos que são indispensáveis para o segmento da construção civil, os visitantes poderão ficar por dentro da norma NR 35.

Em todos os dias de feira haverá atividades de demonstração de técnicas de uso de equipamentos de segurança e, em especial, trabalho em altura. “No último dia da feira, os participantes do curso vão realizar uma parte prática na própria feira e receberão a certificação”, conta a gerente comercial da Preventiva, Rose Guerreiro.

O SESI, que faz parte do sistema 5S da Fiesc, estará apresentando na Fairtec novidades em realidade virtual voltada para segurança e saúde do trabalhador. A tecnologia de aeronaves não tripuladas (Drones) está à disposição para diversas atividades na construção civil. Por meio do mesmo é possível inspecionar obras, identificar situações e trabalhadores em perigo. “O game desenvolvido pelo SESI vem para aproximar o trabalhador desta tecnologia, que por meio de um tablet, que simula um Drone, terá que identificar situações de perigo em uma obra e interagir com as animações”, explica a coordenadora de segurança e saúde do SESI, Iracema Gonçalves de Paula.

A demonstração de como funciona o game será feita nos corredores da Fairtec. Segundo Iracema, este jogo educativo tem por objetivo melhorar a percepção de perigos dos trabalhadores nos canteiros de obras e aproximá-los das tecnologias que estão cada vez mais presentes na construção civil.

Informações: www.fairtec.com.br

Veja Também

Empresa brusquense Hiper é premiada no ranking GPTW

A Hiper foi eleita a 43ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil, no setor ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.