Home / Entretenimento / Desfile Cívico e corte da cuca gigante comemoram aniversário de Brusque

Desfile Cívico e corte da cuca gigante comemoram aniversário de Brusque

Centenas de brusquenses tomaram à avenida Cônsul Carlos Renaux neste domingo (4) para celebrar os 159 anos de Brusque. Seis agrupamentos e 43 grupos de entidades de setores públicos e privados deram o tom da festa no tradicional desfile cívico que marca o aniversário do município.

Fora da avenida, a população de Brusque também compareceu em peso para prestigiar os astros da passarela que desfilaram ostentando de forma criativa o tema sustentabilidade. Escolas, universidades, entidades esportivas e culturais, ongs, protetores de animais, forças de segurança, além de entidades socioassistenciais, foram alguns dos grupos representados durante pouco mais de uma hora de desfile. Os primeiros a desfilarem foram os representantes do Corpo de Bombeiros de Brusque, instalados na cidade desde 9 de novembro de 1982. Já os últimos foram a Polícia Militar, que desenvolve projetos importantes como Proerd, Transitolândia, Rede de Vizinhos, Conselho de Segurança, entre outros.

Chamaram a atenção também os projetos realizados nas escolas de Brusque que ganharam feição no rosto das crianças da rede pública municipal. Foram várias iniciativas apresentadas destacando a sustentabilidade com o uso de materiais recicláveis. “Acredito que uma vez que promovemos nas escolas o projeto Nossa Escola Nosso Lar, o tema sustentabilidade está ali permeando todas as ações. Trazer esse tema para a avenida Cônsul Carlos Renaux é uma forma de mostrar para a população que sabemos a importância do desenvolvimento econômico, mas que não podemos esquecer outros temas. Temos que atuar sempre no sentido de que haja relação harmoniosa entre a natureza e o progresso”, destaca a secretária da Educação, Eliane Aparecida Busnardo Buemo.

Corte da Cuca Gigante

Além do desfile cívico, outro ponto marcante da comemoração dos 159 anos de Brusque foi o corte da cuca gigante, feito pelo prefeito de Brusque, Jonas Paegle, ao lado do vice, Ari Vequi. A deliciosa cuca de 28 metros foi feita por merendeiras da Escola Paquetá e distribuída à população que pôde saborear uma das principais marcas da cultura brusquense.

Tudo passou pelas mãos e pelo carinho da merendeira Wanderléia Paoli, ao lado das também merendeiras Ana Maria Paoli, Jovelina Voss e Marileide Simone da Silva. “Já trabalhamos com a venda dessas cucas por meio da APP da escola e tivemos a grande honra de fazer elas para serem degustadas nesta festa tão bonita de 4 de agosto, data de aniversário da cidade. Foi algo que fizemos com muita garra e amor”, conta Wanderléia.

Prefeito alemão e autoridades prestigiam o evento

O desfile cívico e o corte da cuca gigante foi acompanhado por diversas autoridades, além de vereadores e secretários municipais. A presença mais simbólica foi a do prefeito alemão Sven Weigt, da cidade de Karlsdorf-Neuthard, que esteve com uma comitiva do país europeu em Brusque acompanhado do prefeito de Guabiruba, Matias Kohler.

Ele se mostrou impressionado com a festa e disse que era uma alegria enorme participar deste momento. “Estive várias vezes no Brasil, mas participar desta festa de aniversário é algo muito singular e importante. Não imaginava ver aqui uma festa tão bonita e organizada, é um lugar onde se sente a alegria das pessoas”, destaca.

O prefeito de Karlsdorf-Neuthard também elogiou a escolha do tema sustentabilidade por parte da prefeitura municipal. “Me chama a atenção aqui essa preocupação com a questão climática. Não vemos na Alemanha um sentimento tão forte como se vê aqui. Lá, temos dificuldade de motivar pessoas e de compartilhar esse sentimento”, observa.

Outra personalidade de destaque presente no evento foi o deputado federal Celso Maldaner (MDB). Ele também foi só elogios ao desfile. “Estou impressionado pelo número de crianças desfilando nesse dia de homenagem aos 159 anos de emancipação política e administrativa de Brusque. É uma cidade tão importante no cenário catarinense e nacional, com melhores índices de qualidade de vida; principalmente na área de segurança, é um orgulho para o Brasil. Fico muito honrado em pode prestigiar essa festa”.

Prefeito e vice enaltecem desfile e participação popular

Prefeito e vice de Brusque, Jonas Paegle e Ari Vequi, respectivamente, enalteceram o desfile e a participação popular. Para Paegle, a comunidade ter abraçado o evento mostra o quão forte é o sentimento de ser brusquense e o orgulho das pessoas em resgatar e, ao mesmo tempo, promover a cultura da cidade. “É um momento de alegria e satisfação ver a confraternização e a presença de todas essas pessoas. Com certeza, todos levam algo muito positivo daqui. É sempre muito especial compartilhar momentos como esse e ver a alegria do nosso povo”, diz.

Vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi destaca a presença maciça de famílias e crianças representadas pelo povo brusquense que aqui nasceu ou escolheu Brusque para viver. “Temos uma cidade muito rica culturalmente, com muita história e tradição. Vivemos um momento em que temos muitos motivos para comemorar, como os melhores índices de segurança pública do país, o segundo do estado em governança. Então, são diversos motivos que nos enchem de orgulho em estar aqui neste domingo”, finaliza.

Veja Também

Mais de 5 mil pratos típicos vendidos no primeiro final de semana da Fenarreco

Os portões da Fenarreco abriram ainda mais cedo neste domingo (13). Às 10h30 os primeiros ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.