Home / Geral / Confirmado primeiro caso da Gripe A neste ano em Brusque

Confirmado primeiro caso da Gripe A neste ano em Brusque

Brusque teve o primeiro caso confirmado de Influenza A subtipo H3N2. Trata-se de uma pessoa do sexo feminino, de aproximadamente 30 anos. A paciente percebeu os primeiros sintomas há cerca de 20 dias e está internada no Hospital Azambuja, onde recebeu medicação Fosfato de Oseltamivir (Tamiflu) e já está recuperada. Ela deverá receber alta ainda nesta quarta-feira (31). Até o momento, além deste caso positivo, foram cinco casos descartados e outros três encontram-se em investigação.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Natália Cabral Marchi, ressalta que o número de casos suspeitos vem aumentando na cidade. “Tínhamos uma coleta por semana e agora temos feito uma por dia, o que pode até mesmo aumentar com a queda de temperatura”. Vale lembrar que a coleta somente é feita em pessoas internadas, com sintomas respiratórios de início súbito e evolução rápida.

Natália lembra que até o momento, os onze casos de Influenza no Estado de Santa Catarina são de Influenza A subtipo H3N2, vírus combatido pela vacina contra Influenza. “Todos os internados com casos suspeitos até o momento não haviam tomado a vacina, uns por não estarem no público-alvo e outros por não aceitarem receber a imunização”.

Previna-se

A Campanha de Vacinação contra Influenza foi prorrogada até o dia 9 de junho. Quem ainda não se vacinou deve procurar uma Unidade Básica de Saúde com sala de vacina ou o Centro de Serviços em Saúde, entre 8h e 12h e das 13h às 16h30. É necessário ter em mãos um documento de identificação, o cartão do SUS e a carteira de vacinação.
Este ano o público-alvo da campanha são gestantes, idosos com 60 anos ou mais, puérperas, crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, professores, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas da liberdade e doentes crônicos.​

Veja Também

Vigas da nova ponte do Ribeirão Limeira são colocadas

Avançam conforme o cronograma as obras da Ponte sobre o Ribeirão Limeira e também da ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.