Home / Geral / Ciclone traz chuvas fortes para o Vale nesta quinta

Ciclone traz chuvas fortes para o Vale nesta quinta

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque divulga aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil Estadual nesta quarta-feira (22).

A nota trata de aviso referente a quinta-feira (23), data em que está previsto o deslocamento de um ciclone com características subtropicais em alto-mar, afetando as condições de tempo em Santa Catarina.

Logo, já a partir do fim da madrugada e ao longo da tarde do período, o transporte de umidade se intensifica na costa catarinense. Desta maneira, a previsão é de acumulados significativos de precipitação nas regiões da faixa leste do estado, com destaque para a Grande Florianópolis, Litoral Sul e áreas de fronteiras com o Planalto sul.

Assim, existe a possibilidade de enxurradas, deslizamentos e alagamentos, incluindo a região do Vale do Itajaí.

Como se proteger

Para os casos de tempestade, a recomendação é que os cidadãos se protejam em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, a orientação é agachar-se com os pés juntos, a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos. Se estiver na praia, jamais se deve ficar na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, é importante que sejam desligados os aparelhos eletrônicos e que não se utilize o telefone. Também é recomendado ficar longe das janelas.

Nos casos de alagamento é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199 e 193.

Veja Também

Defesa Civil alerta para temporais na tarde desta terça

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque informa que há possibilidade de temporais ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.