Home / Esportes / Campeonato Catarinense de 2020 tem nova fórmula de disputa

Campeonato Catarinense de 2020 tem nova fórmula de disputa

Está definido o formato do Campeonato Catarinense da Série A 2020. A diretoria da Federação Catarinense de Futebol recebeu na tarde desta 4ª feira (20), na sede da Entidade, em Balneário Camboriú, presidentes e representantes dos dez clubes participantes na reunião do Conselho Técnico que alterou a forma de disputa e o regulamento da competição. O Catarinense Série A 2020 terá bola rolando no dia 22 de janeiro e conhecerá seu campeão no dia 26 de abril.

Os membros do conselho técnico discutiram e votaram a forma de disputa do Catarinense Série A 2020. Com duas formas propostas, uma apresentada pela Federação Catarinense de Futebol e outra pela SC Clubes a decisão foi através de voto qualitativo, por 47 votos contra 8, em maioria absoluta, a forma proposta da SC Clubes foi aprovada pelo conselho técnico. Avaí, Chapecoense, Figueirense, Criciúma, Brusque, Joinville, Tubarão e Juventus votaram na forma da SC Clubes, enquanto Marcílio Dias e Concórdia optaram pelo formato proposto pela FCF.

Conforme a forma aprovada, o Catarinense Série A 2020 será disputado em quatro fases: inicial, quartas de finais, semifinais e finais. Na 1ª fase os clubes se enfrentarão no sistema de pontos corridos somente em turno. Após as nove rodadas os oito primeiros colocados estarão classificados para 2ª Fase – Quartas de Finais. O 1º colocado enfrentará o 8º, o 2º encara o 7º, o 3º colocado pegará o 6º e o 4º colocado enfrentará o 5º classificado.

A partir da 2ª fase das equipes classificadas se enfrentarão no sistema de confronto eliminatório, em jogos de ida e volta, os populares e emocionantes mata-matas até a definição do campeão! Nas fases de confronto eliminatório os critérios serão: número de pontos, saldo de gols e decisão por pênaltis.

Rebaixamento
Com a nova forma de disputa do Catarinense Série A, para 2021 somente um clube será rebaixado. As equipes que após a 1ª fase ficarem na 9ª e 10ª posições se enfrentarão também em confronto eliminatório, jogos de ida e volta, para definir a equipe rebaixada.

No mata-mata do rebaixamento a equipe que somar mais pontos ao final da partida de volta segue na Série A. Em caso de empate em número de pontos, a equipe com melhor saldo de permanece na elite. Persistindo o empate no saldo de gols a equipe mandante da partida de volta fica na Série A.

Manual de Infraestrutura
Instituído em 2017 na gestão do presidente Rubens Angelotti, o Manual de Infraestrutura prevê uma série de melhorias gradativas na infraestrutura dos estádios dos clubes catarinenses. Os três clubes que ascenderão ao Campeonato Catarinense da Série A de 2021 deverão obrigatoriamente cumprir as diretrizes do manual, caso contrário sofrerão as sanções previstas no regulamento e não terão o acesso consumado.

Veja Também

Bruscão anuncia retorno do lateral João Carlos

O Brusque segue trabalhando intensamente em seu Departamento de Futebol. O clube apresentou o primeiro ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.