Home / Saúde / Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira

Começa neste segunda-feira (7) e prossegue até o dia 25 de outubro a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Em Brusque, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de vacinação, além da Policlínica Central, atenderão a comunidade entre 8h e 12h e das 13h as 17h. O Dia de Intensificação será no sábado, 19 de outubro, onde as UBS estarão abertas.

O foco do Ministério de Saúde é atender crianças entre seis meses e cinco anos, mas toda a população está convocada a comparecer nos postos para colocar a carteira em dia. Na última sexta-feira (5) as equipes receberam capacitação do setor de Vigilância Epidemiológica sobre as o calendário de imunização.

Em relação ao Sarampo, devem ser vacinadas crianças de seis a doze meses com a chamada dose zero. Ao completarem um ano, os pequenos precisam novamente serem imunizados e receberem um reforço após três meses. Adultos até 29 anos (que quando criança não receberam a dose), também devem tomar a vacina com um reforço, no intervalo de 90 dias. Já indivíduos entre 30 e 49 anos, a recomendação do Ministério da Saúde é que seja aplicada apenas uma imunização. Após essa idade, apenas com recomendação médica. Na dúvida, procure uma UBS.

A prefeitura vai aproveitar a campanha para ofertar a vacina contra a Febre Amarela, que passou a ser obrigatória em todo o país. Em Santa Catarina já houve registros da doença com duas mortes. Por estar em uma área de Mata Atlântica, há uma grande probabilidade do vírus vir a circular em Brusque, principalmente com a chegada do verão e, a Vigilância Epidemiológica está intensificando a prevenção em toda a população. Vale salientar que quem já tomou a imunização em qualquer momento, e está registrado na carteira, não é necessário tomá-la. Porém, como parte da população não possuem registro, o recomendável é tomar a vacina mais uma vez. Não há efeito colateral. A prevenção contra a Febre Amarela está disponível para crianças a partir de nove meses, até 59 anos. Após essa idade, somente com recomendação médica.

A enfermeira Natália Cabral Marchi, lembra que com a chegada das festas de outubro e do verão, a região vai receber muitos turistas de todo o Brasil e, existe a possibilidade de haver transmissão das doenças, principalmente do Sarampo, já que há um surto em algumas regiões do país. “Temos que receber e acolher o turista na nossa cidade, mas para evitar as doenças, a vacinação é a melhor prevenção para todos. Portando fica o apelo ao comparecimento de todos nas Unidades de Saúde durante essa campanha”.

Veja Também

Procon suspende a venda de produtos emagrecedores

O Procon Estadual de Santa Catarina estabeleceu Medida Cautelar para suspensão da fabricação, fornecimento, comercialização, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.