Home / Economia / Avança diálogo entre setores produtivos e Governo para retomada das atividades em SC

Avança diálogo entre setores produtivos e Governo para retomada das atividades em SC

O diálogo entre o Governo do Estado e os setores produtivos para a retomada da atividade econômica avança em Santa Catarina com o achatamento da curva de contágio do coronavírus. Ainda na primeira semana de isolamento social, o governador Carlos Moisés já havia sinalizado a pretensão de liberar gradualmente todos os segmentos na medida em que pandemia do COVID-19 estivesse controlada, intenção que foi reafirmada em vários pronunciamentos nos últimos dias.

As entidades empresariais do comércio têm subsidiado o governo com informações sobre os setores afetados e sugerido medidas para mitigar os efeitos da crise. A Fecomércio SC, em parceria com a FACISC e FCDL/SC, enviou outro documento ao governador, no fim da tarde de quarta-feira (25), elogiando as ações implementadas até o momento e elencando uma série de questões que devem ser levadas em conta para a minimização dos impactos.

Entre as preocupações citadas no documento estão: possibilidade de quebra das micro, pequenas e médias empresas por falta de caixa para cumprir suas obrigações; agravamento do desemprego diante da quebra de empresas e diminuição nos quadros funcionais; encolhimento do poder aquisitivo do catarinense; redução dos investimentos; e o consequente impacto no caixa dos Governos com a queda no recolhimento por parte dos empresários.

As entidades reforçam a necessidade de reabertura das empresas do comércio e dos serviços, que deverão operar atendendo às normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias e epidemiológicas para proteger tanto os empresários e colaboradores, como clientes e fornecedores. O grupo também solicita medidas para aliviar as obrigações tributárias, dando fôlego ao caixa das empresas e possibilitando um melhor planejamento para a saída da crise.

Veja Também

Governo do Estado volta a discutir plano de convívio para retomada de atividades

Logo após a edição do decreto 535/2020, que prorroga o isolamento social em Santa Catarina ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.