Home / Geral / Acadêmicos desenvolvem propostas para melhorar a caminhabilidade em Brusque

Acadêmicos desenvolvem propostas para melhorar a caminhabilidade em Brusque

Pensar no pedestre como protagonista do espaço urbano foi o desafio dos estudantes brasileiros e alemães durante a 6ª edição do Workshop Mobilidade Sustentável. O evento promovido pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), em parceria com a Universidade de Karlsruhe e prefeitura de Brusque, foi sediado entre os dias 17 e 21 de fevereiro, na UNIFEBE.

Passeios compartilhados, projetos de conscientização em escolas e até um aplicativo de avaliação da qualidade das vias em Brusque foram sugeridos pelas equipes.  As propostas desenvolvidas durante os cinco dias de trabalho foram apresentadas pelos acadêmicos para professores, autoridades do Distrito de Karlsruhe e representantes das prefeituras de Brusque e Guabiruba.

Para auxiliar na pesquisa, os estudantes coletaram dados do Índice de Caminhabilidade, fizeram visitas in loco e usaram como base o Plano de Mobilidade Urbana desenvolvido para Brusque.

Após conhecer e compreender a realidade dos bairros Centro, Centro II, São Luiz, Águas

Claras e Santa Terezinha, os acadêmicos alemães e de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Sistemas de Informação e Psicologia da UNIFEBE optaram por trabalhar em ações gerais ou em vias específicas.

A pesquisa levou em consideração as condições estruturais das ruas e passeios e a segurança dos pedestres. Em muitos bairros os estudantes identificaram falta de segurança e condições de caminhabilidade nos entornos de creches e escolas. Por se tratar de locais de intensa movimentação de pedestres e crianças, ações psicossociais foram pensadas para serem realizadas com pais e alunos.

De acordo com o pesquisador da Universidade de Karlsruhe, Sören Veen, ao trabalhar com mobilidade é preciso pensar nos usuários. “Nesse sentido percebemos a importância de desenvolvermos um trabalho multidisciplinar, com o apoio de diferentes áreas de conhecimento. Essa troca entre os brasileiros e alemães enriquece a pesquisa em prol de ótimos resultados”, destaca.

A supervisora de Pesquisa e Internacionalização da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, enfatiza que o workshop é uma ótima oportunidade para os acadêmicos. “Além de contar com o apoio dos professores, essa vivência com os alemães faz que com nossos estudantes adquiram um conhecimento que transcende o científico”.

Novos projetos

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, abriu a apresentação dos trabalhos agradecendo pela parceria entre as duas universidades. “Boas ideias surgiram desses workshops. Juntos aprendemos a pensar de forma consciente em mudanças para a mobilidade da nossa cidade. Sabendo que conhecimento se constrói junto, nosso desejo é continuar com novos projetos “, frisa.

Para o diretor financeiro do Distrito de Karlsruhe, Ragnar Watteroth, a parceria não termina com os workshops. “Sabemos que vale mais agir do que falar e por isso esperamos ver essas sugestões serem executadas. Queremos ver mudanças estruturais e comportamentais concretas”, reforça.

O próximo Workshop de Mobilidade Sustentável será realizado em Karlsruhe, em maio deste ano.

Veja Também

Secretaria da Educação terá endereço na web para cadastro do kit merenda

A Secretaria da Educação da Prefeitura de Brusque terá a partir de segunda-feira (25) um ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.