Home / Geral / Zoobotânico atende animal ferido à bala

Zoobotânico atende animal ferido à bala

O Zoobotânico de Brusque acolheu uma Cutia (mamífero roedor de pequeno porte) vítima de caça ilegal. Trata-se de uma fêmea que foi submetida a uma cirurgia e teve uma das patas amputadas. O animal passa bem e assim que estiver em condições será disponibilizado para visitação no parque.

O atendimento iniciou após contato telefônico de um morador do bairro Steffen, que havia encontrado um animal ferido e sangrando muito. A equipe do Zoo foi buscá-lo e a médica veterinária Milene Pugliesi Zapala realizou o atendimento de primeiros socorros no parque. Foi constatada inicialmente uma fratura exposta do membro posterior direito.

Em seguida, a Cutia foi levada para a clínica da SOS Animais, conveniada ao Zoo, para ser submetida a cirurgia. “Fizemos o Raio X e constatamos ferimento à bala, provavelmente em decorrência de caça ilegal. Infelizmente, ainda existem pessoas que caçam esses animais para comer”, explica a veterinária.

De acordo com ela, após o exame foi decidido pela amputação do membro, porque o osso apresentava fratura múltipla e o ferimento já tinha bastante infecção, o que demonstrava que o animal estava há alguns dias sofrendo. “Vimos que não valeria a pena colocar pino devido a grande infecção. Quadro que poderia evoluir para uma Osteomielite e o animal vir a óbito”, detalha Milene.

Após a cirurgia a Cutia foi levada novamente para o Zoo onde recebe os cuidados pós-operatório. “A partir de agora ela precisa ficar em cativeiro. Não há condições de soltura, pois é um animal que facilmente pode ser atacado por outros animais”, revela a veterinária.

Segundo ela, um dos papéis que o Zoológico desempenha, e muitas vezes é desconhecido pelo público, é atuar como local de acolhimento para animais vítimas de caça ilegal. Embora o Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Florianópolis (SC) seja o órgão específico para este fim.

O Zoobotânico de Brusque disponibiliza para visitação 57 espécies, sendo 13 répteis, 18 mamíferos e 28 aves. O parque abre de terça a domingo, das 8h às 17h30. E o valor ingresso é R$ 5.

Crianças com menos de cinco anos e adultos acima de 60 não pagam ingresso.

Veja Também

Milhares de pessoas participam do Corpus Christi em Brusque. ASSISTA!

Uma manhã de sol para comemorar a presença real de Jesus na Eucaristia. Mais de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.