Home / Geral / UNIFEBE tem ponto para descarte correto de óleo

UNIFEBE tem ponto para descarte correto de óleo

Com o objetivo de orientar e conscientizar a comunidade sobre o destino correto de resíduos sólidos, a UNIFEBE disponibiliza no hall do Bloco C um recipiente para a destinação do óleo de cozinha usado. A atividade é alusiva à semana do Meio Ambiente, que será comemorada de 4 a 8 de junho.

Os resíduos podem ser levados à UNIFEBE até o dia 8 de junho – de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e nos sábados das 8h às 17h. A coleta é realizada em parceria com a empresa H2óleo Comércio de óleo Reciclado Ltda – atuante em Brusque há sete anos e que atende restaurantes, cozinhas industriais e lanchonetes de várias regiões de Santa Catarina.

A professora de Engenharia Civil e organizadora da Semana Acadêmica do Meio Ambiente, Tamily Roedel, destaca que é importante que as pessoas saibam onde destinar os resíduos sólidos, já que muitas acabam colocando o óleo na pia de cozinha por hábito e também por falta de informação.

— Durante o mês de maio toda a comunidade terá a oportunidade de vir à UNIFEBE e fazer a destinação correta de um resíduo tão perigoso ao meio ambiente como o óleo de cozinha. Convidamos a comunidade acadêmica, professores, alunos e às empresas a trazerem estes resíduos aqui — enfatiza Tamily.

Wilian Mohr, sócio administrador da H2óleo, explica que os resíduos coletados são transformados em matéria-prima. Conforme ele, o material vai para o depósito da empresa, no bairro Limeira, onde é feito a filtragem e retirado o excesso de resíduos. Na sequência, é repassado a uma empresa de Tubarão (SC) que atualmente transforma o óleo em ração para animais. Todo o processo de transformação é realizado em cerca de dois meses.

— Reciclar é uma atividade econômica benéfica para a sociedade. Transformar um resíduo que seria prejudicial ao meio ambiente em matéria-prima que gera fonte de renda para todos é muito importante — salienta Mohr.

A semana

A V Semana Acadêmica do Meio Ambiente será realizada na UNIFEBE de 4 a 8 de junho. O objetivo é promover o debate para problemas ambientais regionais, em especial sobre os resíduos sólidos urbanos e da construção civil, os crimes ambientais, aspectos práticos do licenciamento ambiental, entre outras questões.

Veja Também

Giovani Ricardo assume presidência da CDL de Guabiruba

Foi realizada na noite de sábado, 1° de dezembro, no Salão de Festas Isair Fischer, a solenidade ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.