Home / Geral / TRE prevê filas no fim do prazo do recadastramento biométrico

TRE prevê filas no fim do prazo do recadastramento biométrico

Os municípios de Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Camboriú, Brusque, Itajaí e Penha, que passam pela revisão do eleitorado obrigatória até o dia 7 de dezembro, estão com baixo comparecimento dos eleitores e já há previsão de agendamento indisponível e filas para o período próximo ao final da revisão, devido à demanda acumulada.

A exemplo do que ocorreu em Florianópolis, Joinville e Blumenau, quando encerraram a revisão do eleitorado no ano de 2016, a Justiça Eleitoral alerta aqueles que deixarem para a última hora sobre a insuficiência de vagas para realizar o cadastramento e o desconforto de longas esperas. Isso porque, atualmente, há uma alta capacidade de atendimento dos eleitores, porém, o comparecimento está bem abaixo da meta.

Só em Itajaí, são 1.371 vagas por dia, mas apenas 900 pessoas, em média, têm realizado diariamente o cadastramento. A cena se repete em Balneário Camboriú, que tem atendido menos da metade da capacidade diária e Penha, que possui 300 vagas por dia, mas só tem preenchido em torno de 100.

Para que todo o eleitorado seja cadastrado, é necessário que a capacidade diária de atendimentos seja cumprida, com a distribuição dos eleitores ao longo do prazo. Por isso, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores dessas cidades realizem o cadastramento biométrico o mais rápido possível.

O não comparecimento do eleitor tem como efeito a suspensão do título eleitoral e o cancelamento do CPF, o que acarreta em uma série de sanções como, por exemplo: não votar, suspensão de salário para servidores públicos, não conseguir emitir passaporte ou carteira de identidade, não poder inscrever-se em concurso público, nem renovar matrícula em estabelecimentos de ensino, além de não obter empréstimos em bancos estatais.

Para fazer a biometria, o eleitor deve agendar o seu atendimento por meio do site do TRE-SC e comparecer no cartório portando documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar – no caso de homens maiores de 18 anos que vão fazer o primeiro título.

Veja Também

Fórum Sindical elege nova coordenação para 2019

O Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região realizou na manhã deste ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.