Home / Geral / Secretaria de Obras inicia obra de retificação de drenagem no bairro São Luiz

Secretaria de Obras inicia obra de retificação de drenagem no bairro São Luiz

Com o intuito de atender as reivindicações da comunidade, a Secretaria de Obras iniciou nesta segunda-feira (5) a obra de retificação de drenagem no bairro São Luiz. As ações, que têm por objetivo amenizar os alagamentos na localidade foram citadas pela própria população, que alegava problemas existentes na obra de macrodrenagem executada em 2014.

De acordo com o diretor-geral da pasta, Nik Imhof, as ações visam concluir uma etapa da obra de macrodrenagem, que atualmente se apresenta ineficiente. Na primeira fase, a Prefeitura fará o desassoreamento do canal no entroncamento entre as valas da rua São Pedro e São Luiz.

Junto a esses serviços, o órgão faz o alargamento da vala, que foi afunilada com o enrocamento de pedras executado durante as obras de macrodrenagem. Nessa segunda etapa, o setor fará a abertura do canal, para que a calha volte a ter cinco metros de largura de acordo com seu curso natural. “O enrocamento de pedras realmente havia estrangulado a vazão da água, por isso faremos esse alargamento do terreno da Siemsen, no entroncamento entre os dois rios, até a lateral da igreja Cristo Rei”.

O próximo passo prevê ainda a retirada de uma antiga ponte da Siemsen, que atualmente está a um metro abaixo do nível do ribeirão, o que ocasiona alagamentos no local. As ações serão complementadas com a limpeza do ribeirão desde o rio Itajaí Mirim até o entroncamento com as valas do bairro São Luiz e São Pedro.

Segundo Imhof, a Secretaria de Obras detectou um outro ponto que prejudica a vazão da água durante as enxurradas. As galerias de cinco metros de largura implantadas até as proximidades da rua Antônio Imhof são ligadas a uma vala antiga de pedras, de dois metros de largura, com cerca de 170 metros de extensão, até a rua Carlos Henrique Bruns. “Temos vários desafios com essa obra, principalmente após a execução de um condomínio residencial que foi construído em cima da vala. Vamos avaliar agora de que forma a Prefeitura pode dar continuidade as ações de macrodrenagem”.

O projeto debatido com a comunidade está sendo executado com recurso próprio municipal e foi desenvolvido pela Secretaria de Obras. “Sabemos da importância dessa obra para os moradores, que ainda a cada enxurrada sofrem com os alagamentos. Após concluir essas etapas tentaremos captar recursos para concluir a macrodrenagem no local e, enfim, dar eficiência ao sistema de drenagem do bairro”.

Veja Também

Mega-Sena pode pagar 37 milhões neste sábado

Neste sábado (17), a Mega-Sena sorteia o prêmio de R$ 37 milhões do concurso 2.098, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.