Home / Geral / SC em alerta para riscos de deslizamentos e alagamentos
Foto: James Tavares / Secom

SC em alerta para riscos de deslizamentos e alagamentos

Desde a última sexta-feira, 26, as chuvas são persistentes em Santa Catarina e causaram estragos pontuais como deslizamentos, alagamentos, inundações e quedas de árvores em 37 municípios. Até às 9h desta terça-feira, 30, são 121 desabrigados, 41 desalojados, 243 afetados e 48 residências atingidas. Setenta e duas pessoas foram para abrigos em Rio do Sul e quatro em Rio do Oeste. A Defesa Civil SC monitora todas as regiões do Estado através das coordenadorias regionais.

A chuva já superou os 100mm em vários municípios de Santa Catarina. Esses valores representam mais do que se espera para o mês inteiro em boa parte do Estado. A previsão da Epagri/Ciram indica a continuidade das chuvas, principalmente nesta terça e quarta-feira. Equipes da Defesa Civil seguem em alerta, pois há risco para deslizamentos de terra em todas as regiões, especialmente no Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

A Defesa Civil informa que deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Conforme a meteorologista da Epagri/Ciram, Laura Rodrigues, o mês de maio termina com chuva e a condição segue na primeira quinzena de junho. “Nesta semana, há melhora no tempo com sol na sexta e sábado. A temperatura diminui, mas sem previsão de frio intenso”, disse.

Veja Também

Milhares de pessoas participam do Corpus Christi em Brusque. ASSISTA!

Uma manhã de sol para comemorar a presença real de Jesus na Eucaristia. Mais de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.