Home / Saúde / Programa de endemias realiza ação para combater carrapatos no bairro Limeira

Programa de endemias realiza ação para combater carrapatos no bairro Limeira

No sábado (9) a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Brusque promove uma ação de orientação, coleta e eliminação de carrapatos no bairro Limeira. Além do veterinário, agentes de endemias e comunitários da Unidade Básica de Saúde vão auxiliar nos trabalhos.

O foco será em duas ruas e um condomínio, já que após averiguar uma denúncia, constatou-se um número acima da média de carrapatos na região. Como o bairro possui uma quantidade elevada de residências, terrenos baldios e também, muitos animais principalmente gatos e cachorros, optou-se em fazer a ação na localidade. Em uma análise prévia, a espécie com maior incidência não é a do carrapato estrela, que transmite a febre maculosa e a doença de lyme. Porém, por prevenção, amostras dos aracnídeos serão coletadas e enviadas ao LACEN – Laboratório Central da Vigilância Sanitária em Florianópolis – para a confirmação.

Cuidado com o seu animal e sua casa

Com as altas temperaturas, os donos de animais domésticos devem ficar atentos aos riscos trazidos pelos carrapatos. A fêmea necessita de calor para se reproduzir e pode depositar de 200 a 300 ovos por dia. Os cães e gatos picados por carrapatos infectados desenvolvem doenças que podem até matar.

A infestação visível em seu animal de estimação é apenas 5%, os outros 95% está no ambiente, porque o carrapato sobe no animal apenas para se alimentar e reproduzir. O meio ambiente, incluindo as residências, é o local onde são depositados os ovos. Por isso, a orientação é cuidar e tratar de seu cachorro ou gato e, principal, manter sua casa limpa e arejada.

Veja Também

Prefeitura lança programa de visitas a pacientes acamados em casa

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde, lançou oficialmente, durante a tarde ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.