Home / Política / Prefeitura vai abrir a UPA do Santa Terezinha

Prefeitura vai abrir a UPA do Santa Terezinha

Em visita ao Ministério da Saúde, o prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, acompanhado do vice-prefeito, Ari Vequi, debateram com o secretário executivo do Ministério da Saúde, que está interinamente no comando da pasta, Antônio Carlos Figueredo Nardi, uma solução para o prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Santa Terezinha, obra que está em fase final de construção. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (23), em cumprimento à agenda oficial em Brasília.

Paegle e Vequi explicaram o custo operacional da unidade, com um custeio para uma UPA de nível 3, unidade que contaria com 8 médicos 24h, com a exigência de aparelho de Raio X e laboratório, com isso, segundo os cálculos do município, o custo seria em torno de 1,4 milhões, ficando inviável para a administração municipal.

Os dirigentes municipais queriam na primeira possibilidade centralizar as atividades do Centro de Atenção Psicossocial – (CAPS). Com o desejo dos gestores, Nardi explicou que a ação não seria possível, que outros municípios apresentaram problemas semelhantes, mas tanto o Tribunal de Contas da União (TCU), quanto a Controladoria Geral da União (CGU), não permitem que isso seja feito. 

Dentre as possibilidades apresentadas por Nardi, Vequi destacou que pretende reenquadrar o nível da unidade, de acordo com uma portaria do Ministério da Saúde, estabelecida em janeiro de 2017. “Tinhamos que dar um ponto final nesse caso da UPA. Por meio da reunião com o ministro interino e com a equipe técnica, vamos fazer o inventário da obra, finalizá-la e seguir a nova portaria da Ministério. Tenho certeza que com a abertura dessa UPA vamos proporcionar um atendimento melhor à população,” disse. 

O encontro foi intermediado e contou com a participação do deputado federal Rogério Mendonça, o Peninha, além do líder do governo na Câmara de Brusque, Deivis Silva, e a diretora do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), Andréa Patrícia Volkmann.

Veja Também

Câmara aprova PL que proíbe canudinhos plásticos em Brusque

Na sessão ordinária desta terça-feira, 26 de fevereiro, vereadores aprovaram, em primeira discussão e votação, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.