Home / Geral / Prefeitura divulga nota oficial sobre a ponte do Rio Branco

Prefeitura divulga nota oficial sobre a ponte do Rio Branco

A Prefeitura de Brusque divulgou, no final da tarde desta quarta, uma nota oficial sobre a situação da ponte que está sendo construída no bairro Rio Branco. Nos últimos dias, a obra foi assunto na Câmara de Vereadores, no que diz respeito à sua altura, o que poderia represar o rio em caso de cheia.

Confira a nota:

A Prefeitura Municipal de Brusque vem por meio desta esclarecer sobre a Ponte do Rio Branco. Durante as chuvas dos últimos dias a equipe técnica acompanhou o escoamento das águas na região da ponte e verificou algumas características próprias da construção. A obra é resultado de um convênio firmado com o Fundam (Fundo de Apoio aos Municípios) por meio do Governo do Estado.

A Prefeitura de Brusque informa que – após o início das obras – a empresa executora já verificou que a altura da mesma em projeto não era a adequada para o local. Desta forma, a administração municipal autorizou, após análise técnica, que a altura da ponte fosse aumentada em 1,5 metros. Esse era o limite que as fundações permitiam atendendo as normas de segurança e estabilidade da mesma, sem comprometer o projeto inicial.

Para minimizar qualquer impacto de possíveis cheias, a atual administração discutiu com a empresa sobre a execução do canal extravasor junto às cabeceiras e arredores da ponte, o que dará mais vazão para a água do rio Itajaí-Mirim, diminuindo, consequentemente, a altura do nível do rio.

Com base nas chuvas que caíram nos últimos dias, por exemplo, a equipe técnica da Prefeitura de Brusque pôde identificar que – com essa alternativa – o volume de vazão que a ponte permite é muito mais efetivo do que uma eventual aumento da atual estrutura, já que haverá um melhor escoamento das águas da chuva.

A prefeitura reforça que já está em estudo a abertura deste canal extravasor juntamente com a execução da ponte, bem como ainda estuda a possibilidade de aumentar mais um vão de ponte para que seja ampliada ainda mais essa vazão.

Veja Também

Ruas Francisco Sassi e Augusto Klapoth recebem pavimentação

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Obras, dará continuidade, durante esta semana, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.