Home / Geral / Prefeitura de Guabiruba alerta para instalação de radar

Prefeitura de Guabiruba alerta para instalação de radar

A Prefeitura de Guabiruba iniciou nesta segunda-feira, 4, a veiculação de uma campanha publicitária de trânsito com o alerta aos condutores sobre o limite de velocidade de 50 km/h dentro da cidade e a presença do radar previsto para entrar em operação no final de setembro. A campanha envolve ainda blitz educativas com a distribuição de material informativo mostrando os perigos da imprudência ao volante, que serão realizadas de 18 a 25 de setembro durante a Semana Nacional de Trânsito.

As ações estão dentro do programa Trânsito Seguro, que desde 2015 foca em estratégias de conscientização com o objetivo de gerar uma mudança de comportamento. Em 2016, palestras foram realizadas nas escolas, Centro de Formação de Condutores e empresas, além da logomarca do programa ter sido escolhida por um concurso entre os alunos.

Nos dois últimos anos, a imprudência vinha sendo comparada, nas campanhas da prefeitura, com uma arma de fogo. No lugar do projétil estava um carro em alta velocidade, um aparelho celular e uma garrafa de bebida alcoólica. O propósito era ser agressivo para impactar os condutores, indicando que cometer tais infrações é tão perigoso quanto disparar uma arma de fogo, podendo tirar a vida tanto de si, quanto de outras pessoas.

No entanto, a alta velocidade continuou sendo um problema nas ruas de Guabiruba fazendo com que aumentasse o número de pedidos por travessias elevadas pelos moradores. O prefeito Matias Kohler enfatiza que elas são reivindicadas pela população como forma de inibir o excesso de velocidade, que não condiz com a sua função, que é auxiliar os pedestres a atravessar a via. “Atualmente temos mais de cem travessias elevadas sendo solicitadas e elas atrasam ambulâncias e viaturas e nem sempre fazem condutores mal intencionados pararem. Se fossemos implantar todas as travessias solicitadas, Guabiruba não teria mobilidade”, explica.

O prefeito ressalta ainda que se o limite de velocidade fosse respeitado, não precisaria ser implantado e monitoramento eletrônico. “Infelizmente as pessoas só se disciplinam com a fiscalização e nosso objetivo é disciplinar o trânsito como forma de buscar a segurança para todos os usuários”, destaca.

O radar portátil será operacionalizado pela Polícia Militar e utilizado nas vias que registram excesso de velocidade. Mais informações podem ser obtidas na Coordenadoria de Trânsito de Guabiruba – GBTRAN pelo telefone 3308-3103.

Veja Também

Alerta para temporais e descargas elétricas em SC

A quinta-feira, 16, será de sol com aumento da nebulosidade em todas as regiões de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.