Home / Policia / Prefeitura de Brusque entrega novo ambulatório na Unidade Prisional Avançada

Prefeitura de Brusque entrega novo ambulatório na Unidade Prisional Avançada

Uma parceria entre a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde, e o Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina (DEAP SC), resultou na entrega de um ambulatório na Unidade Prisional Avançada (UPA).
O espaço será para uso exclusivo dos apenados da instituição, que antes precisavam serem escoltados até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Luzia e aos hospitais do município para receberem atendimento médico.
A preparação e adaptação ao prédio foi realizada por meio de recursos do estado, com mão de obra de alguns detentos. Caberá ao município os custos com insumos, medicamentos, equipe de enfermagem e um médico clínico geral.
Em média, serão mais de 50 atendimentos por mês e, agora, o detento só será encaminhado para consultas externas com especialistas, caso tenha necessidade. O local já dispõe de um consultório odontológico e um profissional dentista que é contratado pelo estado. Porém, os materiais e medicamentos dessa área também passam a ser de responsabilidade da prefeitura.
“Mais que um ambulatório, vamos ofertar serviços na área de saúde pública para um grupo de pessoas que em breve estarão ressocializadas e que precisam de um atendimento enquanto cumprem suas penas”, comenta o secretário municipal de Saúde de Brusque, Humberto Martins Fornari.
O Juiz de Direito da Vara Criminal da Comarca de Brusque, Edemar Leopoldo Schlösser, comenta que o novo ambulatório vai facilitar o trabalho da Justiça, assim como diminuir o risco de incidentes como, por exemplo, a fuga que foi registrada no Hospital Azambuja em julho de 2017, quando da remoção de um preso para atendimento externo.
“Temos que elogiar a Secretaria de Saúde, que possibilitou esta iniciativa, porque realmente é uma obrigação do Estado, mas o município ao assumir a responsabilidade com médicos e profissionais da enfermagem facilitará a logística de atendimento”, ressalta.
O Gestor da UPA de Brusque, Petterson Gean Bezutti, reforça que com o novo ambulatório a segurança do local passa a ser ampliada, pois não haverá mais a necessidade de escalar agentes prisionais para fazer a escolta do apenado enquanto era encaminhado atendimento médico externo.
“Essa parceria com a Prefeitura é fundamental para a Unidade Prisional Avançada de Brusque. Cumprimentamos o empenho da Secretaria de Saúde pelo início das atividades deste espaço”, finaliza.

Veja Também

Empresa é assaltada em Águas Claras. Homem é baleado

Um assalto terminou com um homem baleado no pé no início da tarde desta sexta ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.