Home / Geral / Praça ganha busto de Theodoro Debatin

Praça ganha busto de Theodoro Debatin

Foi inaugurado o busto de Theodoro Debatin na praça central de Guabiruba na manhã de sábado, 9, véspera da cidade completar 56 anos. O ato reforça a homenagem à Theodoro Debatin, que empresta seu nome à praça por ter sido o proprietário do terreno antes do mesmo se tornar público, há 31 anos.  A iniciativa do tributo partiu da família Debatin e teve o apoio da Prefeitura Municipal, que inaugurou a praça em 10 de junho de 1987, quando o município completou 25 anos e era governado pelo prefeito Guido Antônio Kormann.

Theodoro Debatin foi marceneiro e pai de onze filhos, sendo que três deles: Germano, Arno e Tino, ainda se reúnem aos domingos na praça com sobrinhos e netos. Além dos três, a filha Leucádia vive e esteve presente na cerimônia da inauguração com os irmãos Arno e Tino. Eles auxiliaram no descerramento do busto, construído pelo escultor Karl Guenther Theichmann.

Para os netos de Theodoro, Renato Evaristo Correia e Mauro Debatin, o momento foi muito significativo e emocionante para toda a família. “Estamos muito felizes com essa homenagem ao meu avô, um homem muito trabalhador e que prezava pela união da família”, pontuou Mauro. O filho Germano complementa: “foi uma pessoa muito boa”.

Além da escultura de Theodoro Debatin, a praça abriga os bustos de Henrique Dirschnabel, primeiro prefeito de Guabiruba (10 de junho de 1962 a 31 de janeiro de 1963), e Carlos Boos, primeiro prefeito eleito (1° de fevereiro de 1963 a 31 de janeiro de 1969).

Presente na cerimônia, Guido Antônio Kormann explicou os motivos do espaço ter levado o nome de Theodoro Debatin e contou que o prefeito Ivo Fischer, na década de 1970, havia iniciado o corte do morro em frente ao espaço, pois a cada enxurrada, descia barro. “Logo depois que assumi como prefeito, em 1983, deu a maior enchente de Guabiruba. Colocou dois metros e vinte de água no salão Cristo Rei”, disse Guido, lembrando que após o fenômeno foi retirado parte do morro que fica em frente à prefeitura e à praça. “Ficou um espaço grande e, então, pensamos em construir uma praça para comemorar os 25 anos de Guabiruba. Houve uma contribuição irrisória pelo espaço, foi praticamente uma doação”, completou ele, agradecendo a família Debatin por possibilitar a construção do local.

Na ocasião, o vice-prefeito Valmir Zirke, lembrou que quando criança quase não conseguia passar de bicicleta para ir à escola quando chovia por conta das barreiras formadas oriundas do morro. “Somos gratos à família, pois hoje em dia, quando se pensa em vender o terreno para a prefeitura, o mesmo costuma valorizar”, comparou. Já o prefeito Matias Kohler destacou a importância da praça enquanto local de pluralidade e lazer, valorizando a contribuição da família na concretização da obra. “Os desafios do passado eram tanto ou mais que no presente. E a gente sabe das dificuldades o apoio ou doação de uma área. Então Theodoro e a família deixam registrado”, frisou.

Veja Também

Morre Nilson Pereira

Faleceu na madrugada desta terça (19), aos 63 anos de idade, o empresário Nilson Pereira, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.