Home / Eventos / Ópera Negra Viva Zumbi celebra Dia da Consciência Negra

Ópera Negra Viva Zumbi celebra Dia da Consciência Negra

Na próxima terça-feira (20) é celebrado o Dia da Consciência Negra. Para comemorar a data, o projeto “Coletivo dos Artistas Populares Unidos Em Rede Ativa” (Capuera) promove a Ópera Negra – Viva Zumbi. O evento tem apoio da Fundação Cultural de Brusque.

A apresentação reúne diversos artistas e envolve diferentes artes, como música, lutas, dança. O evento inicia às 20 horas, no teatro do Instituto Federal Catarinense. A entrada é gratuita.

O projeto Capuera propõe a reunião do coletivo de agentes culturais, artistas diversos e expressões heterogêneas em um mesmo espaço de criação para a formação, produção e fruição de um espetáculo teatral inédito, retratando aspectos da epopeia da diáspora africana até os dias atuais e suas contribuições para a formação da cultura brasileira.

O Dia da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares. A data é um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.

Veja Também

Natal Luz dever reunir mais de 5 mil pessoas no Santuário Santa Paulina, neste sábado

O Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, espera receber mais de 5 mil pessoas para ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.