Home / Eventos / OAB festeja 40 anos de fundação

OAB festeja 40 anos de fundação

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Brusque, comemorou seus 40 anos de fundação na noite de sexta-feira, 24 de agosto, na AABB. A solenidade contou com a presença de advogados vinculados à entidade nestas quatro décadas de história, além de autoridades, imprensa e operadores do Direito no município e região.

“É um momento de jubilo. Durante 40 anos foram enfrentados muitos percalços, sem os quais, todavia, não teria a Subseção fincado ainda mais profundos e sólidos os pilares de sua altiva trajetória em prol dos advogados e da sociedade brusquense, consolidada que está em sua sede própria, para bem abrigar os mais 700 advogados que aqui militam”, disse o presidente da OAB Brusque, Dr. Renato Munhoz, em seu pronunciamento durante o evento.

Sendo a 10ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Santa Catarina, a OAB Brusque foi fundada em 31 de agosto de 1978 e também é composta pelos municípios de Guabiruba e Botuverá.

“No primeiro semestre de 1978, o Dr. Antônio Luiz da Silva, percebendo o crescimento do número de advogados da região, se reuniu com os 18 advogados militantes da época e, juntos, resolveram se organizar e pressionar a Seccional Catarinense da OAB sobre a necessidade de fundação de uma Subseção da OAB na Comarca de Brusque, visando atender os direitos e interesses dos cidadãos e, também, viabilizar o próprio acesso à justiça, assim como salvaguardar os direitos humanos e sociais da comunidade local”, recorda Dr. Renato.

A primeira diretoria da entidade teve como presidente o Dr. Antônio Luiz da Silva, acompanhado pelo Dr. Euclides Cardeal na vice-presidência, Dr. Ivo Spoganicz como secretário-geral e Dr. Arno Ristow como tesoureiro. Desde então, foram 12 diretorias que presidiram a OAB Brusque até hoje.

“Há muito que se comemorar e se orgulhar pelos advogados e advogadas que registraram e continuam registrando nas páginas da história da advocacia catarinense verdadeiros exemplos de espírito republicado e ético. E é esse espírito que esperamos comemorar pelos próximos 40, 50 ou 100 anos da Subseção de Brusque”, enfatiza Dr. Renato.

Noite de emoção

Celeiro de importantes nomes no cenário nacional, a 10ª Subseção da OAB Catarinense se mantém como referência entre as comarcas do interior do Estado. Filho do primeiro presidente da OAB Brusque, Dr. Marcus Antônio Luiz da Silva ocupa a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina. Além disso, por duas vezes foi Conselheiro Estadual da OAB e, por mais duas vezes, Conselheiro Federal da entidade.

“Recordo o ano de 1978, quando meu pai, ao lado de outros advogados, esteve reunido no auditório do Fórum de Brusque, com a presença do governador Henrique Córdova, fazendo um discurso em plena ditadura militar. Ele dizia que aqui se instalaria uma entidade de homens e mulheres que sonhavam com o Direito, sonhavam com um país que deveria ser democratizado, sonhavam com uma sociedade diversa, constituída sob o lema da liberdade, da fraternidade e da justiça. E nestes 40 anos de passagens, várias gerações de advogados e advogadas se dedicaram na construção de uma Brusque melhor, de uma sociedade mais justa e de um Brasil mais solidário”, afirma Dr. Marcus Antônio Luiz da Silva, o Marcão.

Para ele, celebrar quatro décadas desta história é ovacionar o exercício da própria advocacia, enquanto instrumentalizadora do Direito, fiel depositária da expectativa de justiça. “A OAB é vocacionada para a defesa da Constituição e para a manutenção e aprimoramento do Direito. Sua atuação é apartidária e comunitária, porque se interliga com demais instituições que também mantêm este escopo de interagir entre os poderes, no sentido de que a sociedade avance de forma ordenada, com total e irrestrito apoio à Constituição Federal e às garantias fundamentais de liberdade”, salienta Dr. Marcão.

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Santa Catarina, Dr. Luiz Mário Bratti, prestigiou a solenidade e destacou a importância de comemorar a data, levando em consideração que a Subseção de Brusque foi uma das primeiras fundadas no Estado.

“Completar e comemorar 40 anos não é tão difícil quando as presidências que passam estão focadas e comprometidas exclusivamente com as causas da advocacia. No entanto, é bom que se diga, o sucesso de uma gestão não se faz com palavras vazias ou sem a participação dos advogados, especialmente os mais velhos, ou apenas mais experientes. No mês que também comemoramos o Dia do Advogado, quero cumprimentar a todos que praticam o exercício do Direito e da justiça com competência, ética e honradez”, pontua Dr. Bratti.

Jubilamento

Durante a solenidade foi realizado o Jubilamento, uma homenagem prestada pela Seccional Catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil desde 1987. O reconhecimento se destina aos advogados que completam 70 anos de idade e tenham 30 anos de efetiva inscrição na OAB/SC. O objetivo é exaltar a significativa participação no engrandecimento e dignificação da advocacia que se dá ao longo do exercício da atividade profissional.

Na oportunidade foram homenageados: Dr. Adalberto Antônio Olinger, Dr. Anilton Zanon, Dr. Antônio Baumgartner, Dr. Carlos Henrique Wehmuth, Dr. Gregório Valmor Vechi, Dr. Juarez Piva e Dr. Nilton Bambinetti.

Em nome dos sete jubilados, falou o Dr. Juarez Piva. “É sabido que os momentos não se definem pela passagem do evento. Mas, sim, pelo que eles representam. No caso em foco, ao fazermos uma reflexão sobre o tempo transcorrido de nossas vidas e toda a dedicação ao mundo jurídico, podemos afirmar e concluir como São Paulo: combatemos o bom combate, completamos a jornada e guardamos a fé”, observou Dr. Piva, logo no início do seu discurso, no qual discorreu sobre sonhos, paixão, sabedoria e vida.

“Nossa obrigação, como advogados, construtores sociais que somos, é buscar o aprimoramento do conhecimento e promover o bem estar da sociedade. Somos sempre exigidos, como ‘doutores’ que somos, mas não podemos esquecer que não ter resposta imediata não é uma desgraça. Desgraça é não possuir humildade suficiente para procurá-la. Mesmo porque o verdadeiro sábio não é aquele que sabe tudo. Mas, sim, aquele que sabe onde se encontra aquilo que ele não sabe”, ressalta Dr. Piva.

Em seu discurso inspirador, o advogado jubilando disse que sonhos são o melhor remédio para a cura de frustrações e que é preciso aprender a expor e nunca a impor as próprias ideias. “Aplico como princípio de vida e, particularmente, trago para a nossa empolgante profissão, que doar não deve ser um peso, mas uma festa, mesmo sem nada em troca receber. Investir no ser humano deve ser um prazer, sem exigir do próximo o que ele não pode nos dar. Com isso, certamente, as pessoas lhe serão gratas e a vida lhe retribuirá”, ensina.

 

Veja Também

Assistência Social faz ação no Centro Pop

Profissionais da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Brusque promoveram nesta segunda-feira (15) a ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.