Home / Geral / Novo albergue para moradores de rua está em fase final de conclusão

Novo albergue para moradores de rua está em fase final de conclusão

O novo albergue que vai abrigar os moradores em situação de rua do município de Brusque já está em fase final de conclusão. O local foi visitado na última sexta-feira (8) pelo prefeito Jonas Paegle e pelo secretário de Assistência Social e Habitação de Brusque, Deivis Junior e, segundo ambos, deve receber os novos ocupantes do espaço nas próximas semanas.

O novo albergue fica na subida do morro da caixa d’água, para quem vai sentido ao Parque Leopoldo Moritz. Um antigo espaço onde funcionava o almoxarifado da Saúde que está sendo reformulado para abrigar os moradores em situação de rua.

Segundo o prefeito de Brusque, o albergue já está praticamente pronto. Ele ainda destaca que há mais um terreno com amplo espaço ao lado que ainda poderá ser aproveitado para outras demandas da prefeitura.

“É um local que vai dar todo o suporte para o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Secretaria de Assistência Social. A cidade está crescendo e temos que pensar nela como um todo. Por isso esse espaço será importante para atender essas pessoas. Creio que temos grandes condições de reinserir esses moradores em situação de rua novamente no convívio diário com suas famílias e também no mercado de trabalho”, comenta Paegle.

O secretário de Assistência Social e Habitação, Deivis Junior, na mesma linha, ressalta que o principal propósito do novo albergue não é o de apenas abrigar essas pessoas, mas assisti-los e garantir os direitos destes moradores no que compete ao trabalho da Assistência Social.

“No novo albergue esses moradores terão mais apoio de profissionais capacitados, que vão trabalhar para trazer essas pessoas novamente ao convívio social. Já tivemos êxito nisso, inclusive com casos noticiados na imprensa nas últimas semanas. Pessoas que voltaram a trabalhar e hoje levam uma vida comum por meio de sua força de vontade e apoio dos profissionais da Assistência Social do município”, destaca.

O secretário ainda ressalta que a construção do novo albergue visa, também, atender um inquérito a pedido do Ministério Público, para que a cidade possa ter um espaço específico para os moradores em situação de rua. “Para nós, essa é mais uma etapa do trabalho que estamos fazendo para garantir o direito e uma vida mais digna a essas pessoas. Há alguns dias esses moradores estavam no Centro, ao relento, principalmente na antiga sede dos Correios, hoje já estão em outros locais, como o albergue provisório da Arena. O foco agora é levá-los a este novo espaço, que é mais uma etapa desse processo de reinserção”, diz.

O novo albergue terá alas separadas para homens e mulheres. O local também terá espaço exclusivo para famílias, o que propiciará atendimento qualificado para situações que envolvam o Conselho Tutelar ou até mesmo o Juizado da Vara da Infância e Adolescência.

Veja Também

Unifebe recebe mais de 2500 alunos nesta quinta

Mais de 2,5 mil estudantes de Ensino Médio estão prestes a embarcar em uma grande ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.