Home / Saúde / Mutirão contra o câncer de pele realiza centenas de atendimentos em Brusque

Mutirão contra o câncer de pele realiza centenas de atendimentos em Brusque

No último sábado (1º), ocorreu em todo o país o Dia D da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que promove o Dezembro Laranja. A Secretaria de Saúde de Brusque apoiou a mobilização, realizando o atendimento de 251 pacientes no Centro de Serviços em Saúde.

Segundo a dermatologista da rede municipal de Saúde, Ana Kris da Silva, o mutirão reuniu médicos voluntários da cidade, enfermeiros e outros profissionais de saúde. Entre os atendimentos, foram diagnosticados sete casos de melanoma, o tipo mais agressivo da doença.

45 pacientes foram detectados com carcinomas CEC/CBC, que é um câncer não-melanoma, e ainda 34 pessoas com ceratose actínica, também conhecidas como lesões pré-malignas. Os demais pacientes não apresentaram alterações dermatológicas. Todos os casos foram encaminhados a rede pública para a realização de procedimentos e exames via Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a médica, esta é a quinta edição do dia de mobilização contra o câncer da pele em Brusque e o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e ainda os dermatologistas voluntários, reforçaram o trabalho de prevenção da doença. “Foram realizadas consultas gratuitas para avaliação de lesões suspeitas e as pessoas que apresentaram alguma alteração já foram encaminhadas para o atendimento”, comenta Ana.

Dicas para se proteger contra o câncer de pele

– Não esqueça dos óculos de sol com proteção UV;

– Evite o sol entre 10h e 16h;

– Use camiseta e chapéu;

– Aplique protetor solar diariamente.

Veja Também

COREN empossa Comissão de Ética do Hospital Azambuja

Representantes do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (COREN) estiveram na tarde de ontem ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.